Notícias

Coronavírus e Mercado Cultural em debate no Sala de Convidados. Quinta-feira (23/7), aovivo, às 11h, no Canal Saúde [22/07/2020]



Apesar de toda dificuldade durante a pandemia, uma boa notícia surgiu para o setor cultural. A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 20/7, a Medida Provisória 986/20, que prevê prazo para estados e o Distrito Federal devolverem à União o que não for utilizado do recurso emergencial destinado ao setor cultural (Lei 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc). O dinheiro, que já havia sido liberado pela MP 990/20, de 9 de julho de 2020, somando um montante de R$ 3 bilhões em crédito extraordinário para repasse aos trabalhadores do setor e artistas, e a manutenção de teatros, entre outros espaços culturais, aguardava a definição de prazos para ser executado. Ainda falta passar pelo Senado Federal, mas a MP já atende à solicitação de entidades representativas do setor cultural por uma votação rápida.

No Sala de Convidados desta quinta-feira, 23/7, das 11h às 12h, duas reportagens trarão o panorama do mercado cultural durante o período de isolamento social; números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) sobre trabalhadores da área; movimentos, coletivos e vaquinhas realizadas para ajudar emergencialmente quem depende da Cultura para viver; e o universo descoberto das lives como oportunidade de continuidade do trabalho em meio à crise. Vamos conhecer também alguns artistas e as formas que encontraram para lidar com o momento atual.   

Além das matérias, a apresentadora Yasmine Saboya conversará, ao vivo e a distância, com o diretor regional do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda; com a apresentadora e diretora de conteúdo, Krishna Mahon e com o Gestor Cultural e Coordenador Nacional de Dança da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fabiano Carneiro. 

Você também é nosso convidado! Envie perguntas e comentários antecipados ou no próprio dia, durante o programa. Assista para se manter atualizado e ver sua pergunta respondida no ar.

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br