Notícias

Destaques da Programação - Semana de 18 a 24 de fevereiro de 2019 [15/02/2019]



Bate Papo na Saúde - Segunda-feira (18), às 9h30 

Sanitaristas: Sônia Fleury: ela já foi presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e diretora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Reconhecida como uma das pessoas mais influentes na construção do pensamento brasileiro e latino-americano em saúde, participante ativa na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, onde contribuiu com a construção do capítulo de seguridade social, Sônia Fleury é a personagem do novo episódio da série Sanitaristas, do Bate Papo na Saúde. No programa, a sanitarista, doutora em Ciência Política e pesquisadora sênior do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/Fiocruz) conversa com o apresentador Paulo Bellardi sobre sua consistente trajetória profissional e acadêmica. 

Horários alternativos: Segunda - 14h; Terça - 21h; Quarta - 9h30 e 14h; Quinta - 21h; Sexta - 9h30 e 14h; Sábado - 19h30; e Domingo - 18h30.

Unidiversidade - Segunda-feira (18), às 10h30    

Educação a Distância: a Educação a Distância, também conhecida pela sigla EaD, é uma modalidade de ensino que tem vantagens e desvantagens e que foi bastante facilitada pelo advento da Internet. A modalidade que já é bastante difundida em algumas áreas voltou a estar sob os holofotes com o surgimento de propostas para ampliar o seu uso. Para entender como funciona, quais são as propostas que têm sido feitas e como o panorama da Educação pode ser modificado no país, o Unidiversidade se debruça sobre o tema.

Horários alternativos: Segunda - 15h e 20h30; Quarta - 10h30, 15h e 20h30; Sexta - 10h30 e 15h; Sábado - 17h30; e Domingo - 18h.

Ligado em Saúde - Segunda-feira (18), às 11h

Malária: o Ligado em Saúde volta a falar sobre malária porque, após 10 anos com o número de casos em queda, a doença voltou a crescer no país. Enquanto as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, dengue, zika e chikungunya, e a febre amarela, que é mais comumente transmitida por outros mosquitos, mas também pode ter o Aedes como vetor, concentravam as atenções das autoridades sanitárias, a malária teve um crescimento de 50% em 2017, em relação ao ano anterior, e os casos continuaram aumentando no ano passado. O programa vai explicar os hábitos do mosquito transmissor da malária, o Anopheles, e como é possível evitar a doença, para a qual ainda não existe vacina. O Ligado vai ainda mostrar como é o tratamento, que é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber mais sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato conversa com o médico sanitarista da Fiocruz Brasília, Claudio Maierovitch.

Horários Alternativos: Segunda - 15h30 e 21h; Quarta - 11h, 15h30 e 21h; Sexta - 11h e 15h30; Sábado - 12h30; e Domingo - 19h30.

Em Pauta na Saúde - Segunda-feira (18), às 13h30

O lançamento do guia da Fiocruz voltado para a prevenção de desastres que vai subsidiar o Sistema Único de Saúde na preparação para emergências como as de Brumadinho, o quinto Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Rio de Janeiro que apresentou e premiou iniciativas inovadoras nos serviços de saúde do SUS e o evento da Fundação Oswaldo Cruz em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência são os destaques do próximo Em Pauta na Saúde.

Horários Alternativos: Segunda - 16h30 e 19h45; Quarta - 13h, 16h30 e 19h45; Sexta - 16h30; Sábado - 14h e 19h; e Domingo - 14h e 19h. 

Programa VídeoSaúde - Segunda-feira (18), às 22h30

Pedras Pretas: Itaúnas de São Benedito e São Sebastião: a Festa de São Benedito e São Sebastião, em Itaúnas, é o principal momento de folclore da região. Conta a história de um povo marcado pela escravidão, tragédia ecológica e a onda de modernidade pós-revolução industrial. O folclore como uma forma de exercício político. 
Horários alternativos: Terça - 19h; Quarta - 22h30; Quinta - 19h; e Domingo - 21h30.

Ciência & Letras - Terça-feira (19), às 9h

50 brasileiras para se conhecer antes de crescer: o livro “50 Brasileiras Incríveis para Conhecer Antes de Crescer” é um livro sobre heroínas da vida real para inspirar meninas de todas as idades. A publicação traz as biografias de algumas mulheres incríveis que mudaram o mundo, em versões adaptadas a uma linguagem para ler para as crianças. Jornalista, cientista política e criadora do bloco de carnaval “Mulheres Rodadas”, no Rio de Janeiro, a autora do livro, Débora Thomé, estará no próximo Ciência & Letras para uma conversa com o apresentador Renato Farias sobre essas 50 brasileiras incríveis.  

Horários Alternativos: Terça - 14h e 20h; Quinta - 9h, 14h e 20h; Sábado - 13h30; e Domingo - 12h30. 

Em Família - Terça-feira (19), às 10h

Estagiários: o estágio é uma fase fundamental no aprendizado de muitas profissões. Fase em que se amadurece muito e se entra em contato com as responsabilidades do mundo do trabalho. E também costuma ser uma fase de muita ralação, de conciliar estudo e escritório. Nas piadas, são os culpados por tudo o que dá errado e raramente levam os créditos no final de um trabalho bem feito. A vida de estagiário dá tanto pano pra manga que já foi objeto de histórias em quadrinhos e série de TV. E para saber um pouco mais sobre eles na vida real, o Em Família fala sobre estagiários na sua próxima edição.   

Horários alternativos: Terça - 14h30 e 20h30; Quinta - 10h, 14h30 e 20h30; Sábado - 13h; e Domingo - 17h30.

Sala de Convidados - Terça-feira (19), ao vivo, às 11h

Telemedicina e Telessaúde: a Telemedicina e a Telessaúde voltaram à pauta com a regulamentação pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para os atendimentos online por médicos brasileiros. Com a regulamentação, eles poderão realizar consultas online, telecirurgias e telediagnósticos, entre outras formas de atendimento a distância. As regras para isso foram detalhadas na Resolução 2.227/18 do CFM. Já a Telessaúde foi oficialmente implantada pelo Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, em 2007, e busca melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica no SUS com serviços como teleconsultorias e teleducação. Para entender melhor o que é e como funcionam a Telemedicina e a Telessaúde, o Sala de Convidados discute o tema na próxima semana. Não perca e participe!  

Horários alternativos: Terça - 15h30; Quinta - 11h e 15h30; Sexta - 20h30; Sábado - 22h; e Domingo - 22h.

Confira toda a programação no site do Canal Saúde: www.canalsaude.fiocruz.br

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). 

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).


www.facebook.com/canalsaudeoficial              www.twitter.com/canalsaude          www.instagram.com/canalsaudeoficial

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação –
Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7707
Coordenação - Ana Cristina Figueira