Notícias

Dia Mundial da Saúde: Depressão é o tema do Sala de Convidados Terça-feira (04/04), às 11h, no Canal Saúde Ao vivo [03/04/2017]



Dia Mundial da Saúde: Depressão é o tema do Sala de Convidados

Terça-feira (04/04), às 11h, no Canal Saúde

Ao vivo

A depressão foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a campanha do Dia Mundial da Saúde deste ano, comemorado em 07 de abril. E não é por menos. O transtorno mental é a maior causa de incapacidade no mundo e contribui para o elevado número de doenças físicas em nível global. E tão grave quanto seus sintomas e demais consequências é o aumento dos casos em todo o mundo.

O preconceito, gerado pela falta de conhecimento das pessoas sobre o assunto, está entre as causas que levam as pessoas que sofrem com a doença a se encolher ainda mais. O Brasil é o país da América Latina com maior número de casos registrados e a Ucrânia o maior no mundo. Como os países vêm se preparando para enfrentar esta realidade extremamente nociva à qualidade de vida das pessoas? No Brasil, como o Estado se organiza para cuidar da saúde mental dos indivíduos?

O tema será discutido com os convidados do programa, a mestre em psiquiatria, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e coordenadora dos Grupos de Apoio a Portadores de Transtornos Afetivos (GABrio) e de TDAH (FOCOrio), Evelyn Vinocur; a psicóloga e professora-chefe do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Laura Cristina de Toledo Quadros; e o psiquiatra e coordenador geral do Programa de Residência Médica em Psiquiatria e do Programa de Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto Municipal Philippe Pinel/ Escola de Saúde Mental do Rio de Janeiro, Fernando Ramos.

Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis).

www.canalsaude.fiocruz.br     facebook.com/canalsaudeoficial     twitter.com/canalsaude 

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação – Ana Cristina Figueira

anacrisfigueira@fiocruz.br - 55 21 3194-7743