Notícias

Dia mundial sem carro: bom para a saúde e para o meio ambiente [22/09/2015]



Dia mundial sem carro: bom para a saúde e para o meio ambiente
A data foi criada na França, em 1997,e foi adotada por cidades de todo mundo
_______________________________________
 
A mobilidade urbana é uma questão muito sensível na sociedade moderna. O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira, 22 de setembro, tem o objetivo de estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação aos carros e motos. A data foi criada na França, em 1997,e foi adotada por cidades de todo mundo.
 
Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são alternativas saudáveis e cidadãs, que contribuem com o meio ambiente e com a saúde de cada um. Caminhar ou pedalar por 15 minutos, além de bom para o meio ambiente, já supre a necessidade de exercício diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A organização recomenda a prática de 30 minutos de atividade física em cinco ou mais dias por semana. Esse tempo pode ser contabilizado de forma separada nas atividades do dia a dia.
 
Pesquisa de uma associação de fabricantes de motocicletas, motonetas, bicicletas e similares aponta que a venda de bicicletas tem diminuído no país. A explicação é que a população está trocando a bike pela moto, principalmente nas periferias de grandes cidades. Paralelamente, houve um crescimento do uso das bicicletas no transporte urbano. Há cinco anos, o segmento que era praticamente inexistente é o que tem hoje maior potencial para ajudar o trânsito e a vida nas cidades. A Holanda, por exemplo, tem a bicicleta como principal forma de mobilidade urbana. Estima-se que Amsterdã tenha mais bicicletas do que habitantes: são 800 mil pessoas para 880 mil bikes. Cerca de 32% das viagens dentro da cidade são feitas de “magrela”, enquanto apenas 22% são feitas de carro.
 
A arquiteta brasiliense Luciana Jobim, tenta incluir em sua rotina o máximo de trajetos feitos com a bicicleta. “Depois de trabalhar com urbanismo, estudar a relação com a cidade, me sinto na obrigação de fazer por onde. Não apenas defender o uso de transportes alternativos, como usá-los também. Comecei a enxergar que as distâncias de Brasília não eram tão grandes como eu imaginava. E, além de tudo, eu incluo exercício físico na minha rotina”, disse.
 
E você? Que tal aproveitar o dia de hoje e começar a inserir a bicicleta ou caminhadas nos deslocamentos rotineiros? Não é preciso ser radical e abolir ao carro, mas quem sabe trocar a ida a padaria e ao supermercado dirigindo por uma volta de bicicleta ou uma caminhada? Além de ajudar o meio ambiente, o corpo agradece o exercício físico.
 
Gabriela Rocha
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.