Notícias

Documentário produzido pelo Canal Saúde integra exposição em Diamantina (MG) [28/04/2016]



Documentário produzido pelo Canal Saúde integra exposição em Diamantina (MG)
Mostra 'Sempre-Vivas: as fotos e o filme' será inaugurada no dia 6 de maio com apoio da emissora
_______________________________________
 
A exposição "Sempre-Vivas: as fotos e o filme", coproduzida pelo Canal Saúde, será inaugurada no Teatro Municipal Santa Izabel, em Diamantina, Minas Gerais, no dia 6 de maio, às 19h. A mostra reúne o documentário "Sempre Viva", produzido pelo Canal Saúde em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), a Formosa Filmes e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, e as fotografias de Elisa Cotta, Valda Nogueira e João Roberto Ripper, feitas durante as filmagens na Serra do Espinhaço (MG). 
 
O evento é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (Codecex) e poderá ser visitado até 21 de maio. A emissora criada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai gravar um programa no local, o Bate Papo na Saúde, o que permitirá ao público conferir como foi a exposição.
 
O documentário, dirigido por Tiago Carvalho, mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e do seu modo de vida que envolve a agricultura de subsistência, a criação de pequenos animais e a colheita de flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina, conhecidas como sempre-vivas. 
 
A mostra levará as pessoas para dentro da vida dos apanhadores de flores sempre-vivas na área que se estende por mais de 30 municípios. Por meio do documentário e das fotografias, quem passar pelo local vai conhecer as rotinas da coleta de flores que, além de constituir uma tradição, é fonte de renda de famílias da região e sofre com a ameaça de empresas mineradoras, da monocultura de eucalipto e da criação de parques naturais, que provocam a desterritorialização dessas famílias. A mostra faz parte da luta dessa comunidade pelo seu reconhecimento cultural e econômico.
 
A exposição fotográfica teve curadoria do fotógrafo e professor Dante Gastaldoni e design de Evlen Lauer. O documentário tem na ficha técnica a fotografia de Paulo Castiglioni, som direto de Guilherme da Luz, edição de Cláudio Tammela, produção de Joaquim Tatu e trilha de Pedro Leal David.
 
A realização do evento ficou por conta da Engenho Arte e Cultura e contou com a parceria do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (NAC/UFVJM) e do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA).  
 
Serviço:
Exposição: Sempre-Vivas: as fotos e o filme
Inauguração: 06 de maio, às 19h.
Período: 06 a 21 de maio de 2016.
Local: Teatro Municipal Santa Izabel. 
Endereço: Praça Don Joaquim, 166, Diamantina (MG).
 
Assista ao Curta Agroecologia -  Sempre Viva online no site do Canal Saúde: http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=Sempre-Viva-CAE-0007
 
 
Mais informações:
Assessoria de Comunicação – Canal Saúde/Fiocruz/Ministério da Saúde
Gabriel Cavalcanti da Fonseca – 21 3194-7743
 
Coordenação: Ana Cristina Figueira