Notícias

Editora Fiocruz convida para lançamento de suas novas instalações [05/10/2012]



A partir do dia 11 de outubro, a Editora Fiocruz estará de cara nova. Ela voltará a
funcionar no andar térreo do prédio da Expansão do Campus da Fiocruz. As salas 108,
110 e 112 foram remodeladas

Editora Fiocruz convida para lançamento de suas novas instalações

A partir do dia 11 de outubro, a editora voltará a funcionar no andar térreo do prédio da Expansão do Campus da Fiocruz e terá salas remodeladas. Leia mais.

___________________________________________

 

A partir do dia 11 de outubro, a Editora Fiocruz estará de cara nova. Ela voltará a funcionar no andar térreo do prédio da Expansão do Campus da Fiocruz. As salas 108, 110 e 112 foram remodeladas para atender às novas demandas da Editora, que, em 2013, completa 20 anos. Ao longo dessas duas décadas, ela aumentou sua equipe e produção – hoje, são cerca de 20 funcionários e mais de 350 títulos em catálogo. A Editora Fiocruz conta agora com uma infraestrutura mais adequada, embora ainda haja desafios a superar para continuar crescendo. 

As instalações renovadas representam um passo importante no sentido de atender aos objetivos estratégicos e macroprojetos definidos pela Fiocruz em seu Plano Quadrienal 2011-2014, que prevê o fortalecimento da informação e comunicação em saúde. “Para ampliarmos a produção editorial, são fundamentais os investimentos tanto em infraestrutura física quanto em pessoal”, lembra o editor executivo da Editora Fiocruz, João Canossa.

No final de 2010, foram realizados os primeiros encontros com profissionais da Diretoria de Administração do Campus (Dirac/Fiocruz). O objetivo era desenvolver um projeto que atendesse às necessidades da Editora. “Tudo foi bastante conversado desde o início. Precisávamos de vitrines para expor nosso acervo de livros e prêmios conquistados, de uma sala de reuniões, de um melhor aproveitamento do espaço pelo uso de divisórias”, lembra Sônia Pinho, responsável pelo departamento comercial da Editora. “Outra necessidade era utilizar melhor a sala do estoque, de modo a acondicionar mais livros e de modo mais adequado, bem como criar um circuito elétrico integrado para os nossos computadores”, acrescenta Rui Baraúna, responsável pelo departamento de tecnologia da informação.

Definido o projeto, assinado por Tereza Pinheiro, arquiteta da Dirac/Fiocruz, teve início a obra, em junho de 2011. Foi quando parte da Editora se mudou provisoriamente para um container, instalado no estacionamento da Expansão – o restante da equipe passou a ocupar outra sala do prédio. Com a readequação das salas da Editora, além da importância de reunir novamente toda a equipe, destaca-se que cada setor terá instalações apropriadas às suas atividades e rotinas. Os revisores, por exemplo, contarão com um ambiente mais reservado e silencioso, enquanto os designers ficarão em uma sala à parte, ambos com melhor aproveitamento da luz natural.

“Embora o período no container tenha transcorrido bem, voltar para casa é sem dúvida muito melhor”, avalia Canossa. E as vantagens não se aplicam apenas aos funcionários da Editora. O novo projeto assegura maior comodidade, conforto e eficiência no atendimento ao público, o que inclui leitores interessados em conhecer e adquirir os livros da Editora e autores em busca de informações e orientações sobre o processo editorial. “Aguardamos a visita de todos em nossas renovadas instalações. Serão muito bem-vindos”, convida.

 

SERVIÇO:

Data: 11 de outubro (quinta-feira)

Horário: 11h

Local: Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, térreo (Avenida Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ)