Notícias

Em audiência na Câmara, combate à tuberculose ganha adesão de artistas [09/10/2015]



Em audiência na Câmara, combate à tuberculose ganha adesão de artistas
O Brasil já atingiu as metas para 2015 dos Objetivos do Milênio de parar e reverter a incidência e a mortalidade da tuberculose
_______________________________________________
 
O Brasil já atingiu as metas para 2015 dos Objetivos do Milênio (ODM) de parar e reverter a incidência e a mortalidade da tuberculose. Entre os países do BRIC, formado por Brasil, Rússia, Índia e China, é o Brasil que tem o menor coeficiente de incidência da doença. A informação foi dada nesta quinta-feira (08) pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, em audiência pública na Câmara dos Deputados que discutiu estratégias de enfrentamento à doença no mundo.
 
Sensibilizado com os esforços do Ministério da Saúde para garantir que os pacientes façam o tratamento até o final, o deputado e cantor regional Sérgio Reis anunciou sua adesão à causa e afirmou que fará um alerta em seus shows sobre a disponibilidade do teste rápido para a tuberculose nas unidades de saúde, informando que o tratamento é gratuito, e que convidará outros cantores para aderirem à ação. “Fico muito feliz em contribuir numa ação de utilidade pública”, disse Reis.
 
O secretário Antônio Nardi agradeceu a iniciativa de Sérgio Reis e lembrou que na campanha de 2014 sobre a tuberculose, o cantor Thiaguinho aderiu à ação, ele mesmo um ex-portador do bacilo que causa a doença. E, neste ano, a campanha conta com o apoio do jogador de futebol da Seleção Brasileira, Thiago Silva, que contraiu a doença e foi curado em tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, deputado Antônio Brito, e contou com a participação do deputado do Reino Unido Nick Herbert, do representante de movimentos sociais Carlos Basilia e de Luís Codina, representando a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
 
O deputado britânico Nick Herbert chamou a atenção para o esforço global que está havendo para a identificação de medicamentos que não sejam resistentes para o tratamento da tuberculose, salientando que a doença é responsável por 1,5 milhão de óbitos ao ano. Disse também que a tuberculose atinge hoje cerca de três milhões de pessoas no mundo e que também pode surgir de forma associada a malária e a aids, agravando o quadro clínico do paciente.
 
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.