Notícias

'Epidemias e Saneamento' é o tema do próximo Sala de Convidados Programa vai ao ar terça-feira (15/03), às 11h, no Canal Saúde Ao vivo. Participe! [14/03/2016]



'Epidemias e Saneamento' é o tema do próximo Sala de Convidados

Programa vai ao ar terça-feira (15/03), às 11h, no Canal Saúde

Ao vivo. Participe!

A atual epidemia de zika, cujo principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que é responsável por um alerta mundial de saúde pública emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) está intimamente ligada aos problemas de saneamento que até hoje o Brasil enfrenta.

As notícias sobre a zika, que provavelmente está relacionada ao aumento de casos de microcefalia registrado no país, são a ponta de um iceberg quando se pensa na relação entre epidemias e saneamento. Por isso, na próxima terça-feira (15), o Sala de Convidados debate o tema, ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

É fundamental que a população participe do combate ao Aedes aegypti, eliminando focos do mosquito e acabando com locais de água parada. Mas ela pouco pode fazer quando, por exemplo, sua casa fica ao lado de um lixão que o poder público não controla. O saneamento, conjunto de medidas adotadas para tornar uma região habitável, que inclui o abastecimento de água, sistema de esgotamento sanitário, limpeza e drenagem urbana, entre outras, ainda não é uma realidade para milhões de brasileiros. Um dado significativo desse quadro é que apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto. E a falta de saneamento é um facilitador para o avanço de epidemias de diversas doenças.

Os convidados são o coordenador do Laboratório de Hidrologia da Coppe/UFRJ, Paulo Canedo; o infectologista e pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Estevão Portela Nunes; e a pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), Ana Cristina Sousa ..

Onde estão os gargalos e o que está sendo feito para resolver esse problema de saúde pública? Onde avançamos e quais os desafios? Estas são algumas das questões que serão discutidas nesta edição do Sala de Convidados. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Saiba maiswww.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude 

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti

gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743

Coordenação - Ana Cristina Figueira