Notícias

Estudo aponta que apenas 2% das mulheres homossexuais se previnem durante o sexo [30/10/2012]



Estudo aponta que apenas 2% das mulheres homossexuais se previnem durante o sexo

Segundo pesquisa, mulheres que mantêm relações com suas parceiras desconhecem que podem pegar as mesmas doenças que as heterossexuais.

____________________________________________

 

Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo revelou que apenas 2% das mulheres homossexuais se previnem durante o sexo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids da secretaria, responsável pela pesquisa, as mulheres que mantêm relações com suas parceiras desconhecem que podem pegar as mesmas doenças que as heterossexuais.

Entre as lésbicas entrevistadas, 33,8% tinham um desequilíbrio da flora vaginal chamado vaginose bacteriana, que causa corrimento. Já exames de fungos mostraram um crescimento em 25,6% das 121 amostras recolhidas – nem todas participaram desse teste.

Além disso, o parasita Trichomonas vaginalis, que causa a DST tricomoníase, foi registrado em 3,5% dos casos. Esse protozoário provoca uma infecção nos genitais que pode não ter sintomas ou se manifestar com um corrimento amarelado e malcheiroso, coceira, dor abdominal e ardência ao fazer xixi.No exame papanicolaou, 7,7% das lésbicas analisadas tiveram um resultado anormal. A contaminação pelo vírus do papiloma humano (HPV), que costuma causar verrugas e pode levar ao câncer de colo do útero, foi vista em 6,3% das mulheres.

Das 136 participantes que fizeram o teste de HIV, 2,9% tiveram diagnóstico positivo, mas todas já conheciam sua condição sorológica. Na análise de hepatite B, 7% receberam resultado positivo e, na C, 2,1%.

Caso a mulher – homossexual ou não –, perceber corrimento vaginal, coceira, dor na relação sexual, verrugas ou feridas, deve consultar um ginecologista imediatamente..

A Secretaria Estadual de São Paulo disponibiliza um serviço telefônico para os casos de dúvidas a respeito das DST’s disponível no número 0800 16 25 50. A ligação para o Disque-Aids  é gratuita.

Da redação do Canal Saúde,
com informações do Jornal da Saúde e da Agência Saúde


O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.