Notícias

Estudo sobre câncer infantil revela redução da mortalidade pela doença no Brasil [24/01/2013]



Estudo sobre câncer infantil revela redução
da mortalidade pela doença no Brasil
Resultados demonstram inequidades no acesso à saúde conforme a região do país
__________________________________________________

 

Da Agência Fiocruz de Notícias

Um estudo revelou redução das taxas de mortalidade pelo cãncer em menores de 20 anos, após análise do padrão de distribuição da mortalidade quanto ao sexo e faixa etária nas diferentes regiões brasileiras, no período de 1981 a 2008.É o que indica a dissertação de mestrado Câncer da infância e da adolescência – tendência de mortalidade em menores de 20 anos no Brasil, apresentada na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) por Débora Santos da Silva, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

As taxas de mortalidade mais elevadas foram encontradas no sexo masculino, para todas as faixas etárias estudadas, variando entre 53,76/1 milhão e 48,37/1 milhão nos quadriênios 1981-1984 e 2005-2008.

Em relação às regiões geográficas brasileiras, os resultados divergem: o Norte e o Nordeste apresentaram aumento da magnitude das taxas de mortalidade pela doença; enquanto nas regiões Sul, Sudeste e CentroOeste houve tendência de declínio. Para a autora, os  achados sugerem a existência de diferenças no acesso ao diagnóstico e tratamento para a doença no país, e a variação da tendência da mortalidade por leucemia e linfoma, segundo as capitais brasileiras, refletiria iniquidades no acesso ao diagnóstico e tratamento das duas doenças.

Leia a íntegra da notícia.
 
* O Jornal da Saúde é exibido todos os dias, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30.Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.