Notícias

Feminicídio é o tema do próximo Sala de Convidados [15/06/2015]



Feminicídio é o tema do próximo Sala de Convidados 

Ao vivo. Participe!

_______

O Sala de Convidados vai debater o feminicídio, ao vivo, às 11h, nesta terça-feira (16), no Canal Saúde. Feminicídio é o homicídio, assassinato, da mulher por questões de gênero ou razões da condição feminina. A palavra para descrever esse tipo de violência contra a mulher era menos conhecida até bem pouco tempo. Ela ganhou destaque com a alteração no Código Penal para incluir essa tipificação de homicídio e transformá-lo em crime hediondo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com a nova lei, o feminicídio ocorre em decorrência de violência doméstica e familiar ou do menosprezo ou discriminação à condição de mulher. A Lei do Feminicídio determinou ainda que a pena para casos de feminicídio seja aumentada em um terço quando o crime for praticado durante a gravidez ou nos três meses posteriores ao parto; quando for praticado contra menores de 14 anos, maiores de 60 anos ou pessoas com deficiência; e quando ocorrer na presença de ascendente ou descendente da vítima.

A nova legislação veio se juntar à Lei Maria da Penha na proteção à mulher. É possível perceber a importância de políticas específicas voltadas para proteger as mulheres ao observar números como a estatística de mulheres mortas no Brasil entre 2000 e 2010; 43,7 mil por ano. Dessas, mais de 40% foram assassinadas dentro de casa pelos próprios companheiros ou ex-companheiros. 

Além de explicar e discutir o feminicídio, os convidados irão debater sobre a violência contra a mulher, os direitos das mulheres e como anda a defesa desses direitos na sociedade brasileira. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743
Coordenação - Ana Cristina Figueira