Notícias

Fiocruz alerta: casca de caramujo pode ser criadouro do Aedes aegypti [27/01/2016]



Fiocruz alerta: casca de caramujo pode ser criadouro do Aedes aegypti
A concha do caramujo africano demora muito tempo para se degenerar e pode acumular água de chuva
______________________________________
 
A casca do caramujo africano (Achatina fulica) pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, alerta a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com a morte do molusco, a concha que ele carrega nas costas demora muito tempo para se degenerar e pode acumular água de chuva. Para evitar esse problema, é preciso que o bicho seja eliminado e descartado corretamente.
 
“Uma das maneiras de fazer o descarte é queimar e enterrar as carcaças. O mesmo destino deve ter seus ovos, impedindo, assim, a proliferação dessa espécie. Mas, para fazer isso, é preciso proteger as mãos com um saco plástico ou luvas, evitando qualquer contato com o molusco”, explica o pesquisador em helmintologia e malacologia médica da Fiocruz Minas, Omar dos Santos Carvalho.
 
Segundo ele, esse cuidado é necessário porque o molusco é hospedeiro de um verme, o Angiostrongylus cantonensis,  agente de uma doença que provoca a inflamação das meninges – membranas que recobrem o cérebro – e pode ser confundida com a meningite por ter sintomas bem parecidos.
 
No homem, a contaminação pelo Angiostrongylus cantonensis ocorre por meio de larvas contidas no muco produzido pelo caramujo durante sua locomoção. A transmissão também pode ocorrer pela ingestão de hortaliças e frutas, contaminadas pela larva do bicho.
 
É importante salientar, entretanto, que o caramujo africano não é o único hospedeiro do Angiostrongylus cantonensis. Em 2008, após uma notificação de caso suspeito de contaminação pelo verme no município de Cariacica (ES), a equipe do Laboratório de Helmintologia e Malacologia Médica da Fiocruz Minas realizou um estudo, que identificou a presença do verme em quatro espécies de moluscos, entre elas o caramujo de jardim e a lesma.