Notícias

Fiocruz celebra parcerias feitas com lei de apoio à cultura [18/04/2016]



Fiocruz celebra parcerias feitas com lei de apoio à cultura
O evento tem como objetivo oficializar as parcerias firmadas para os projetos culturais da Fundação
__________________________________
 
Alegria, responsabilidade social e gratidão. Esses três elementos pontuaram a edição 2016 do Saúde e Cultura: parceria que dá certo, evento promovido pelo Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz. A cerimônia, realizada na manhã da última quinta-feira (14/4), no auditório do Museu da Vida, reuniu diversos convidados, entre coordenadores de projetos e patrocinadores, em uma manhã de muita festividade.
 
Sob o comando do Grupo Cultural Céu da Terra, o evento, que tem como objetivo oficializar as parcerias firmadas para os projetos culturais da Fundação, financiados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da cidade do Rio de Janeiro, foi aberto com brincadeiras, interação e música. Coordenador do Escritório de Captação, Luiz Fernando Donadio falou sobre o crescimento das parcerias. “O patrocínio gera um engrandecimento dos projetos, tanto em alcance, quanto em possibilidades", disse. “Em 2016, vimos o amadurecimento de um processo que começou em 2013. Construímos uma rede que tem se fortalecido e adquirimos novas parceiros, que permitem aos projetos um enorme ganho de ‘escala'."
 
Complementando as palavras de Donadio, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, falou em nome da Presidência. “Saúde e cultura têm tudo a ver. São elementos que representam o papel da Fiocruz. Por meio da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e destas várias parcerias, somos capazes de desempenhar este papel”, afirmou.
 
Projetos contemplados
 
Cinco projetos receberam recursos de patrocínio para o desenvolvimento de suas atividades no ano de 2016: Contando Histórias e Renovando Esperanças; Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira; Manguinhos Revelado; Segunda Agenda Cultural Mandela Vive e Semana Fluminense do Patrimônio. Uma assinatura de contratos simbólica foi realizada e levou ao palco representantes das empresas apoiadoras. “A parte cultural está interligada com a saúde e esse é um dos nossos papéis. Essa é nossa responsabilidade”, afirmou Eliana Cavalcanti, supervisora de projeto, que representou Maurício Zuma, diretor executivo da Fiotec, Fundação patrocinadora de três, dos cinco projetos.
 
Sobre a relação estreita entre empresas financiadoras e projetos contemplados, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Paulo Elian, foi categórico. “Duas palavras são fundamentais: confiança e corresponsabilidade. Cada um sabendo seu lugar neste processo”, destacou.
 
Conheça os projetos:
 
Contando Histórias e Renovando Esperanças, coordenado por Madalena Oliveira, contou com patrocínio da empresa Hope. O programa é realizado no Instituto Nacional da de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). “É um projeto que engloba vários outros. Nele, a gente tem a ‘contação’ de histórias como pano de fundo, mas também tem educação, cultura e assistência em um ‘tripé de ajuda’”, falou Madalena.
 
A segunda Agenda Cultural Mandela Vive é fruto da produção compartilhada de agitadores culturais e artistas do complexo de favelas de Manguinhos, contribuindo para a ampliação da democracia nos territórios empobrecidos. O projeto tem coordenação de Filipe Eugênio, realização do Centro Afrocarioca de Cinema e patrocínio da Fiotec.
 
A terceira edição do Mestres e Ofícios da Construção Tradicional Brasileira: conservação e restauração de madeiras e vitrais, recebeu patrocínio do Grupo Libra, Universidade Estácio de sá, Concremat e Fiotec. A coordenação é de Cristina Coelho. “Mestres e Ofícios busca a transmissão do saber. Escolhemos ‘professores’ com bastante experiência em seu ofício”, explicou.
 
Manguinhos Revelado é uma exposição de fotografias que conta a história das atividades científicas no campo da saúde pública no Brasil de 1903 a 1946. A exposição tem realização da Folguedo Produções, patrocínio da Fiotec, coordenação de Marcos José e curadoria de Aline Lacerda, Renato Gama-Rosa e Pedro Paulo Soares.
 
A Semana Fluminense do Patrimônio, evento que acontece em diversas instituições culturais e científicas do Estado do Rio de Janeiro, com patrocínio da Fiotec e da Soenergy, tem como objetivo promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense. A coordenação é de Heverton Oliveira. “A ‘Semana’ é um evento com uma série de atividades. A abertura sempre acontece na cidade do Rio de Janeiro”, contou.
 
Erika Farias