Notícias

Fiocruz e Secretaria de Saúde do Estado do RJ discutem parceria contra dengue, zika e chikungunya [07/10/2016]



Fiocruz e Secretaria de Saúde do Estado do RJ discutem parceria contra dengue, zika e chikungunya
A adoção das tecnologias desenvolvids pela Fiocruz, representaria importante medida para o controle do vetor
_______________________________________
 
Em reunião realizada na última terça-feira (4/10), representantes da Fiocruz e da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro discutiram medidas que podem ser tomadas contra a tríplice ameaça representada por zika, dengue e chikungunya no próximo verão. No encontro, foi pontuada a possibilidade do Governo do Estado incorporar, em seu leque de opções de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, o uso em larga escala da bactéria Wolbachia, das unidades disseminadoras de larvicida e do larvicida Denguetech, todo desenvolvidos pela Fiocruz (o último, em parceria com a empresa BR3). A adoção das tecnologias representaria importante medida para o controle do vetor. 
 
O Secretário de Saúde do Estado, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, afirmou que poderá utilizar dispositivos como redução de alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para estimular o uso dos produtos, e estabelecer parceiras com a Fiocruz para a busca de soluções práticas para o controle vetorial. Também foi discutida a importância do estabelecimento de protocolos para o atendimento a pacientes infectados por dengue, zika e chikungunya na rede pública de saúde.
 
Como encaminhamento da reunião, foi decidido que um plano de ação contra o próximo ciclo das doenças, que acontece no verão, será elaborado, incluindo etapas, cronogramas e os resultados esperados. Esse plano servirá como base para o estabelecimento da parceria entre Secretaria de Saúde do Estado do Rio e a Fiocruz para o enfrentamento à tríplice epidemia.
 
André Costa