Notícias

Fiocruz Pernambuco elabora pesquisa sobre a necessidade de tratamento odontológico [18/02/2013]



Fiocruz Pernambuco elabora pesquisa sobre a necessidade de tratamento odontológico
A pesquisa conta com a colaboração de professores dos departamentos de Medicina Social e Odontologia da UFPE

___________________________________________________


Informações da Agência Fiocruz de Notícias

É importante o papel que o paciente exerce em um tratamento clínico. Em procedimentos odontológicos é recomendável considerar, além dos procedimentos clínicos, a percepção que o indivíduo tem sobre a sua própria saúde. É com esse olhar que o Grupo de Estudos em Saúde Bucal (Gesb) da Fiocruz Pernambuco está desenvolvendo uma pesquisa intitulada A validade da necessidade auto-referida de tratamento odontológico em adolescentes, adultos e idosos da Região Metropolitana de Recife.

A abordagem será dividida em duas etapas: a primeira é a aplicação de entrevista e questionário socioeconômico, que visam coletar informações sobre o acesso dos participantes aos serviços de saúde bucal e suas necessidades auto-referidas. “Também queremos saber como esses pacientes vêem a própria condição de saúde, se precisam de algum tratamento e se visitam regularmente o dentista”, completou Moreira. A segunda etapa consiste na realização de um exame epidemiológico para avaliar as condições clínicas dos participantes.

A pesquisa conta com a colaboração de professores dos departamentos de Medicina Social e Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisadores da UPE, além do apoio das secretarias municipais e estadual de saúde. Contribuem também mestrandos do Nesc, dentistas da SMS do Recife e outros alunos integrantes do Gesb.