Notícias

Fiocruz vai produzir medicamento para mal de Parkinson [30/10/2012]



Fiocruz vai produzir medicamento para mal de Parkinson

No Brasil, a estimativa é de que pelo menos 200 mil pessoas tenham essa doença degenerativa do sistema nervoso central. Leia mais.

_______________________________________________

 

Farmanguinhos, o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fundação Oswaldo Cruz, recebeu licença da ANVISA para produzir um remédio para o Mal de Parkinson. O medicamento é atualmente produzido por um laboratório alemão que, a partir do ano que vem, vai começar a transferir a tecnologia para o Brasil.

O  Dicloridrato de Pramipexol, ou somente Pramipexol, como é mais conhecido, é indicado para o tratamento da doença de Parkinson e faz parte da lista de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A autonomia total da produção do medicamento no Brasil está prevista par 2018.



Parkinson

A Doença de Parkinson é um dos problemas neurológicos mais comuns e intrigantes dos dias de hoje. Tem distribuição universal e atinge todos os grupos étnicos e classes socioeconômicas. Estima-se uma prevalência de 100 a 200 casos por 100 mil habitantes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 1% da população acima dos 65 sofre com o Mal de Parkinson. No Brasil, a estimativa é de que pelo menos 200 mil pessoas tenham essa doença degenerativa do sistema nervoso central. Normalmente, ela não atinge um grupo específico de pessoas, mas os sintomas surgem a partir dos 50 anos.

 

Da redação do Canal saúde
com informações do Jornal da Saúde e da Fiocruz

O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.