Notícias

Governo atribui aumento no número de transplantes a campanhas de conscientização [15/01/2013]



 

Governo atribui aumento no número de transplantes a campanhas de conscientização
Bons resultados inspiram convênio com a maior rede social do mundo para incentivar e agilizar doação de órgãos
____________________________________________________________________
 
Do Blog da Saúde
 
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de 12 por cento no número de transplantes de órgãos no país: de janeiro a julho de 2012, foram realizadas quase 12 mil e 300 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. Parte do aumento vem sendo atribuída, pelo MS, a campanhas de conscientização da população e outras ações de incentivo à doação de órgãos para transplantes no Brasil. Em julho, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com o Facebook, em que o usuário da rede social no Brasil se declara doador de órgãos. O objetivo é que o internauta adicione a informação em sua linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um doador.
 
Na avaliação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o engajamento das pessoas para a doação de órgãos vem crescendo a cada ano. ”O número de transplantes públicos no Brasil, feitos pelo SUS tem aumentado ano a ano. Isso vai se repetir durante todo o ano de 2012, e iniciamos 2013 com muito boas perspectivas. O engajamento da população é cada vez maior, a demonstração através da nossa iniciativa junto ao Facebook, mais de cem mil pessoas já se declararam doadores. Isso significa uma mobilização dos amigos, da família. É muito significativo. Além de todas as campanhas, participação da sociedade civil, de artistas, de personalidades, das igrejas e dos movimentos sociais.”
 
Serviço:
Para dizer no Facebook que você é um doador de órgãos, vá na linha do tempo e clique em “Evento Cotidiano”. Selecione a opção saúde e bem-estar e clique em doador de órgãos, selecionando depois quem você quer que tenha acesso a essa informação. Independente da intenção da pessoa, é a família que decide se autoriza ou não a doação de órgãos.
 
* O Jornal da Saúde é exibido todos os dias, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.