Notícias

HIV e Desigualdade é o tema do Sala de Convidados [07/12/2022]



O mais recente relatório do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), divulgado no final de novembro, chama atenção para as desigualdades no atendimento às pessoas que vivem com HIV como ameaça para alcançar a meta de erradicação da epidemia de AIDS até 2030. “Desigualdades Perigosas”, título do relatório, traz ainda o agravamento das restrições financeiras como outro fator que inviabiliza acabar com essa ameaça à saúde pública no mundo. 

O alerta já havia sido lançado no relatório anterior, de julho deste ano, que apontava o aumento de novas infecções por HIV e de mortes por doenças decorrentes da AIDS nos países. O documento atual afirma que os dados e as evidências ao longo dos anos de resposta ao HIV devem balizar lideranças globais no enfrentamento corajoso desta ameaça.

O Brasil, reconhecido internacionalmente pelo combate à AIDS, além de enfrentar desafios, como o racismo estrutural e o preconceito que afeta principalmente pessoas mais vulnerabilizadas, está sob ameaça de perder boa parte do orçamento em 2023 para ações de enfrentamento à epidemia. Cenário bastante controverso para corresponder à expectativa de um atendimento mais equânime, lema da UNAIDS este ano.  

A apresentadora Yasmine Saboya conversa ao vivo, no dia 8/12, das 11h às 12h, com o médico infectologista e pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), Ricardo Vasconcelos; o diretor-geral do Grupo Pela Vidda, Marcio Villard; e a diretora e representante do UNAIDS-Brasil, Cláudia Velasquez. 

Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas redes sociais e pelo whatsapp do Canal Saúde (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo.

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br