Notícias

Mães recebem informações sobre recém-nascidos antes de saírem de maternidade [24/09/2015]



Mães recebem informações sobre recém-nascidos antes de saírem de maternidade
As orientações são repassadas para as usuárias com auxílio de um álbum ilustrado com abordagem clara e simples sobre vários assuntos
_____________________________________
 
Para amenizar a tensão do momento que antecede a alta hospitalar, a equipe de enfermeiros da Maternidade do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, vinculada à Universidade Federal de Alagoas (Hupaa-Ufal), deu início ao projeto “Preparo para a Alta: construindo o cuidado”. O objetivo dos profissionais é orientar as mães no autocuidado materno em todos os seus aspectos.
O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo. Juntas, essas características contribuem para aumentar a insegurança da mãe em relação aos cuidados necessários para garantir a saúde do seu bebê e dela própria nesta fase inicial da maternidade.
 
 
A equipe reúne as mães que já receberam a alta hospitalar e aguardam a liberação para repassar informações sobre cuidados com os recém-nascidos e com elas próprias. Além disso, esclarece sobre registro civil, consultas do bebê no hospital, incentivo ao aleitamento materno, carteira de vacinação, entre outras informações essenciais para o bom desenvolvimento da criança.
 
Segundo a enfermeira Marianna Tavares Tomaz, a maior dúvida das mães é relacionada à amamentação. Em seguida, sobre o cuidado do cordão umbilical do bebê e da ferida operatória, nos casos de cesarianas.
 
As orientações são repassadas para as usuárias com auxílio de um álbum ilustrado com abordagem clara e simples sobre vários assuntos, além de outros materiais impressos. Antes do projeto, as mães recebiam algumas dessas orientações da enfermagem, mas de maneira informal.
 
A equipe de enfermeiros formada por Juliana Lacerda, Andrea Caldas, Henrique e Antônio Marcos inaugurou a primeira reunião do projeto, aprovado por todas as mães participantes. Segundo elas, o contato com a equipe serviu não só para orientar, esclarecer dúvidas e tranquilizar, mas dotá-las de “poder” para cuidar dos bebês e delas próprias.
 
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.