Notícias

Naturalização de Sistemas e Tecnologias de Vigilância na Pandemia. Quinta-feira (8/7), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [07/07/2021]



“Seus dados são você”. A frase já foi usada em campanha, debate, noticiário e redes sociais para alertar sobre o cuidado com o uso de informações pessoais. Não é de hoje que a vida das pessoas é compartilhada com empresas e órgãos públicos, mas a pandemia intensificou o hábito de estar online e acessar serviços de forma digital. 

A crise de saúde enfrentada no mundo é uma amostra do que a vida está se tornando. O universo virtual vem deixando de ser apenas uma opção para quem quer praticidade e vê vantagens nele. As pessoas estão ficando quase sem escolha. Muitos serviços já migraram para sistemas automatizados, e mesmo presencialmente o indivíduo é obrigado a ser identificado através de biometria para fazer coisas do dia a dia, como usar caixa eletrônico e entrar em prédios comerciais. Se não bastasse a exposição a todo instante, a tecnologia ainda se mostra falha por não contemplar a todos, é o que traz uma das reportagens do Sala de Convidados. 

O programa também vai discutir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018 e em vigor desde 2020. Depois de alguns atrasos, ela começará a punir, em agosto deste ano, empresas privadas e órgãos públicos que não garantirem proteção às informações pessoais sob suas custódias. Entre outras sanções, serão aplicadas multas de até R$50 milhões.  

Assista ao debate sobre o tema no Sala de Convidados, nesta quinta-feira (8/7), das 11h às 12h. A apresentadora Yasmine Saboya conversa, ao vivo e a distância, com a fundadora da Conexão Malunga, Marina Gomes; o pesquisador da ONG AqualtuneLAB e integrante da Coalizão Direitos na Rede, Paulo Rená; e a assessora de direitos digitais na Artigo 19, Rafaela Alcântara.

E você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas nossas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações podem ser encaminhadas até durante o ao vivo. 

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br