Notícias

Negacionismo é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (22/7), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [21/07/2021]



A expressão “contra fatos não há argumentos” não se aplica aos negacionistas de plantão. Para um grupo de pessoas que se baseia em um sistema de crenças que nega o conhecimento objetivo, não importam as evidências científicas, o que figura em primeiro plano é o interesse político-ideológico de uma rede organizada cujo objetivo é desinformar e confundir.  

As motivações são diversas e os grupos negacionistas são distintos entre si, a não ser pela incoerência e pelo caráter político que os unem. Na atual pandemia, o negacionismo tomou proporções que ainda prejudicam a vida das pessoas e a saúde pública. O menosprezo à gravidade da covid-19, o incentivo a tratamentos sem comprovação científica, o boicote às vacinas, a negação das medidas preventivas, entre outras manifestações que insistem em circular, apesar de controversas e desmentidas.  

A despeito do que a ciência afirma, através de métodos rigorosos de investigação, a rede articulada para o desserviço está a postos para criar teorias conspiratórias. Para tratar o assunto, o programa Sala de Convidados traz reportagens, entrevistas e o debate, ao vivo e a distância, com o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), Luis Castiel; a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fundadora do SOU Ciência, Soraya Soubhi Smailli; e a professora do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leda Gitahy.

Assista ao debate nesta quinta-feira (22/7), das 11h às 12h. Você também é nosso convidado. Aproveite para esclarecer dúvidas enviando perguntas e comentários pelas nossas redes sociais e pelo whatsapp (21) 99701-8122. As participações podem ser antecipadas ou encaminhadas durante o ao vivo. 

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.


www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br