Notícias

O Que é Saúde? é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (31/12), às 11h, excepcionalmente gravado, no Canal Saúde [29/12/2020]



conservação da vida e bem-estar. Em francês deriva de santé, do século XI, advindo de sanitas (sanitatis), designando no latim sanus, aproximando-se mais do conceito grego de higiene. De uma forma geral, saúde, em sua origem etimológica, é um estado positivo de viver no que concerne a todos os seres vivos, especificamente à espécie humana. 
Pode parecer um jogo de palavras, mas a ideia em torno do que é saúde envolve um conjunto de práticas e hábitos harmoniosos da existência, como comer, beber, vestir, envolve as esferas religiosa, política, sexual e moral. De Hipócrates para o século XX, o conceito de saúde foi impresso como o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doença. 

Assista ao programa, nesta quinta-feira (31/12), das 11h às 12h, com a participação remota da pesquisadora de Políticas Públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), Helyn Thami; da conselheira nacional de saúde, representante dos usuários pela UNEGRO, Conceição Silva; e da médica sanitarista, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Lúcia Souto. 

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 
www.facebook.com/canalsaudeoficial
www.instagram.com/canalsaudeoficial
www.youtube.com/canalsaudeoficial
twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br