Notícias

OMS alerta países sobre como mudanças climáticas afetam a saúde humana [29/10/2012]



OMS alerta países sobre como mudanças climáticas afetam a saúde humana

A publicação cita como exemplo as secas, inundações e os ciclones que causam surtos epidêmicos como diarreia, malária, dengue e meningite. Saiba mais.

_________________________________________________


Um estudo divulgado hoje pela Organização Mundial da Saúde voltou a fazer um alerta sobre como as mudanças climáticas afetam a saúde humana.

Em 68 páginas, o Atlas da Saúde e do Clima cita como exemplo as secas, inundações e os ciclones que causam surtos epidêmicos como diarreia, malária, dengue e meningite.

Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram registrados 1.320 casos de inundações. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia.

O estudo revela que as doenças mais comuns causadas pelas alterações climáticas têm relação direta com uma série de fatores, como poluição e infraestrutura local. A maior parte das mortes, segundo o relatório, é entre bebês recém-nascidos. Há registros também de elevados número de casos, nem sempre fatais, de pneumonia, diarreia e malária.

Os especialistas advertem ainda para que as pessoas redobrem os cuidados com a exposição ao sol, pois há estudos que demonstram que as elevadas temperaturas e os raios de sol podem causar problemas à saúde. O alerta é para limitar a exposição ao sol, procurar lugares à sombra, usar roupas que protejam, chapéus e óculos. Também é recomendado o uso de protetor solar.

Ao comentar a publicação, a diretora-geral da OMS ratificou que as inundações e secas podem gerar inúmeras doenças a curto, médio e longo prazo. E que as regiões norte e sul do país são as que mais preocupam. O norte por causa da seca e o sul pelas ocorrências de inundações e deslizamentos de terra.

 

Da redação do Canal Saúde
com informações do Jornal da Saúde e da Agência Brasil

 

O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.