Notícias

OMS fala sobre possibilidade do ébola ser transmitido por vias sexuais [12/05/2015]



OMS fala sobre possibilidade do ébola ser transmitido por vias sexuais
Mas a agência da ONU destaca que chances ainda não foram comprovadas
_____________________________________
 
A transmissão do vírus ébola do homem para a mulher durante a relação sexual é uma "forte possibilidade, ainda não comprovada", segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS.
 
Menos provável ainda, porém possível, é a transmissão da mulher para o homem. A agência da ONU destaca que alguns estudos mostraram que o ébola pode ser isolado do sémen até 82 dias após a data prevista de início dos sintomas.
 
Uma outra investigação recente identificou material genético do vírus ébola por até 199 dias, "muito além do período de deteção do ébola no sangue de sobreviventes e até mesmo após o prazo de recuperação dos pacientes".
 
A OMS acredita que a presença do material genético do vírus por tanto tempo pode refletir na possibilidade do ébola continuar a ser transmitido.
 
Em relação a possibilidade das mulheres transmitirem o ébola aos parceiros, a agência afirma que os estudos são muito pequenos e que não se sabe ainda por quanto tempo o vírus persiste nos fluidos vaginais.
 
Mais pesquisas e mais dados são necessários para se avaliar o risco real do ébola ser transmitido durante relações sexuais. Entretanto, a agência está a promover o sexo seguro nas nações africanas afectadas pelo surto e ressalta a importância de sempre se usar o preservativo.
 
Homens que sobreviveram ao ébola devem ter seu sémen testado três meses após a sua cura e no caso do ébola ainda ser detetado, os testes do sémen devem ser mensais, até que o vírus não seja mais encontrado.
 
Outra recomendação para sobreviventes e seus parceiros é para que se abstenham de relações sexuais ou utilizem o preservativo até que os testes no sémen tenham resultados negativos por duas vezes.
 
Somente depois, a OMS afirma ser seguro continuar as práticas sexuais sem medo da transmissão do ébola. Outro factor importante é manter sempre a boa higiene das mãos.
 
Leda Letra
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.