Notícias

OMS quer ação urgente de proteção à saúde contra mudança climática [08/10/2015]



OMS quer ação urgente de proteção à saúde contra mudança climática
Agência da ONU afirmou que a mudança climática representa a maior ameaça à saúde global no século 21
__________________________________________
 
A Organização Mundial da Saúde, OMS, quer uma ação urgente para proteger a saúde dos efeitos causados pela mudança climática.
 
Segundo a agência da ONU, a mudança climática representa a maior ameaça à saúde global no século 21.
 
A diretora-geral da organização, Margaret Chan, disse que "as evidências são esmagadoras. A mudança climática coloca em risco a saúde humana".
 
Segundo ela, "já existem soluções e o que o mundo precisa fazer é agir de forma decisiva para mudar essa trajetória".
 
A OMS afirmou que o acordo sobre o clima, que será firmado em Paris, em dezembro, talvez seja o mais importante documento relacionado à saúde neste século.
 
Para a organização, será uma oportunidade não só de reduzir os efeitos da mudança climática e suas consequências, mas também para promover ações que levem a benefícios de saúde.
 
A OMS quer um acordo com medidas concretas que limitem a mudança climática e aumentem os financiamentos para o setor, incluindo o sistema de saúde.
 
Além disso, a organização quer a implementação de ações que melhorem a saúde das pessoas, inclusive reduzindo o número de mortes de câncer e de doenças respiratórias e cardiovasculares, que são causadas pela poluição do ar.
 
Edgard Júnior
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.