Notícias

OMS traça plano de recuperação dos países com surto de ebola [17/04/2015]



OMS traça plano de recuperação dos países com surto de ebola
Diretora da ONU fala sobre a importância das crianças voltarem à escola e dos adultos terem uma vida normal
___________________________________________________
 
A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, concedeu uma coletiva de imprensa esta quinta-feira, na capital americana, Washington sobre o surto de ebola.
 
Margaret Chan falou sobre o plano de recuperação para os três países mais afetados pelo vírus, Guiné, Libéria e Serra Leoa, ou seja, para que a população volte a ter uma vida normal.
 
A diretora da OMS explicou que a fase de recuperação tem a ver com crianças retornando à escola, mulheres novamente fazendo compras nos supermercados e famílias recuperando sua renda.
 
Margaret Chan destacou que outro ponto importante é reconstruir os serviços e  sistemas de saúde nas três nações da África Ocidental. Enquanto o combate ao ebola continua, os governos precisam ganhar novamente a confiança da população sobre a segurança dos centros de saúde, explicou a chefe da OMS.
 
Segundo Chan, é urgente investir na recuperação dos serviços de saúde e afirmou que "no mundo globalizado, uma doença em um país é uma ameaça para todos os países".
Em Washington, o enviado especial da ONU sobre o ebola, David Nabarro, declarou ser um caso de "insegurança que precisa ser levado tão a sério como o terrorismo".
 
Entre os dias 05 e 12 de abril, foram confirmados 37 casos de ebola, a maioria na Guiné. A Serra Leoa registrou nove pacientes com o vírus e a Libéria não teve nenhum novo caso, segundo a OMS.
 
Ao longo de um ano, os casos de ebola ultrapassaram os 25,7 mil, sendo que mais de 10,6 mil morreram.
 
Leda Letra
 
* O Jornal da Saúde é um telejornal ao vivo. Exibido todo dia, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores.
Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.