Notícias

ONU debate como alcançar metas de saúde mental na Agenda 2030 [08/09/2016]



ONU debate como alcançar metas de saúde mental na Agenda 2030
Participantes vão discutir como promover não só saúde mental, mas também o bem-estar para todas as pessoas no mundo
_________________________________________________
 
A ONU debate esta quarta-feira meios concretos para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3, que determina a promoção da saúde mental e do bem-estar para todos.
 
Calcula-se que 450 milhões de pessoas no mundo sofram de doenças mentais. Elas acabam sendo discriminadas e estão vulneráveis à violência, exploração, abusos físicos e sexuais, desnutrição, doenças e morte.
 
Fato Histórico
 
Os participantes do evento citaram a importância desse aspecto da vida ter sido reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
 
Eles consideraram um "fato histórico" a inclusão da saúde mental e do bem-estar na Agenda 2030 não só na introdução, mas como alvo para o desenvolvimento.
 
Ainda sobre o evento nas Nações Unidas, os participantes querem mostrar que a saúde mental e o bem-estar têm ligações com vários outros objetivos da Agenda 2030.
 
Entre eles estão a erradicação da pobreza, acesso à educação, autonomia de mulheres e crianças, direito a trabalho decente e redução das desigualdades.
 
Suicídio
 
Em relação ao problema da saúde mental, a Organização Mundial da Saúde, OMS, alerta que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. São mais de 800 mil por ano.
 
Para cada suicídio, a agência da ONU afirma que ocorrem outras 20 tentativas. A prática é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.
 
A OMS afirma que o suicídio representa um sério problema de saúde, mas que pode ser resolvido com tempo e intervenções de baixo custo.
 
Edgard Júnior