Notícias

ONU e consórcio interestadual do Brasil discutem parcerias em compras de medicamentos [16/04/2019]



(Foto: Ascom BrC)

Em Brasília (DF), dirigentes do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) reuniram-se neste mês (9) para discutir parcerias na área de compras de medicamentos. Cooperação visa reduzir despesas com remédios de alto custo. O BrC é formado pelo Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

“Nos últimos dois anos, aumentou muito o gasto dos estados com a compra desses medicamentos, então a ideia é que, com essa iniciativa, a gente consiga ter algo que seja equilibrado (para os estados)”, afirmou durante o encontro o secretário-executivo do consórcio interestadual, Jader Afonso.

Uma das metas principais do BrC é executar compras conjuntas para suprir a demanda por remédios. A expectativa é de que, com aquisições em maior escala, os preços desses insumos de saúde se tornem mais competitivos e justos.

O diretor regional adjunto do UNOPS, Giuseppe Mancinelli, ressaltou o potencial da colaboração estadual. “Trabalhar conjuntamente sempre ajuda a promover o desenvolvimento sustentável. Estamos falando de quatro países da América Central quando falamos da extensão e o quantitativo populacional que o Consórcio atinge”, ressaltou o dirigente do organismo da ONU.

Também presente na reunião, a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, explicou que a agência tem experiência em projetos de compras sustentáveis. A especialista lembrou ainda que garantir o acesso a medicamentos é um passo importante para promover uma vida saudável para todas e todos, um dos objetivos da Agenda 2030 da ONU.

Um termo de parceria entre as duas instituições e uma proposta de colaboração estão sendo desenvolvidos e serão apresentados para aprovação dos membros da Assembleia Geral do BrC, órgão com poder de deliberação, composto pelos governadores das sete unidades federativas que compõem a autarquia.

Sobre o UNOPS

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) é um organismo operacional da ONU. Em todo o mundo, o Escritório apoia o sistema ONU, seus parceiros e governos a fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Sua missão é ajudar as pessoas a melhorarem suas condições de vida e os países a alcançarem a paz e o desenvolvimento sustentável, em linha com os objetivos da Agenda 2030.

O UNOPS foca seu trabalho na implementação de projetos e está comprometido com os valores das Nações Unidas e com a eficiência do setor privado. Os serviços prestados pelo UNOPS abrangem as áreas de infraestrutura, gerenciamento de projetos, compras, gestão financeira e recursos humanos. Os parceiros solicitam os serviços para complementar suas próprias capacidades, aumentar a velocidade, reduzir riscos, promover a relação custo-benefício e melhorar a qualidade de seus projetos em diferentes áreas.

ONU Brasil