Notícias

Outubro Rosa é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (29/10), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde [28/10/2020]



Ainda hoje é um desconforto quando alguém fala em câncer. Só pronunciar o nome da doença pode ser um problema para alguns. Mesmo com os avanços em tratamentos, técnicas cirúrgicas e campanhas para prevenção, o estigma em torno dela não se desfaz facilmente. No entanto, ainda que seja uma das doenças mais temidas no mundo, é fundamental que as pessoas não deixem de se cuidar. E cuidar de si inclui prevenir.

O mês de outubro está terminando, mas a campanha de prevenção do câncer de mama continua. Outubro Rosa é uma referência, um simbolismo para marcar a importância de fazer exames regulares e do autoexame das mamas. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é responsável por 29,7% dos novos casos da doença no Brasil, em 2020. Isso corresponde a quase 70 mil novos casos só entre mulheres. É importante ressaltar que, apesar de raro, o câncer de mama também acomete os homens, e o cuidado é o mesmo, independente do sexo.

 Controlar fatores de risco e promover práticas e comportamentos saudáveis estão entre as medidas de prevenção primária do câncer de mama, ou seja, prevenir que a doença se desenvolva. São elas, a prática de atividade física, manutenção do peso corporal adequado, adoção de uma alimentação mais saudável, redução ou eliminação do consumo de bebidas alcóolicas e amamentação.

Vamos debater o tema ao vivo e conhecer histórias de diagnóstico, tratamento, remissão e recidiva da doença. O Sala de Convidados desta quinta-feira (29/10), das 11h às 12h, receberá a cirurgiã plástica do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF)/Fiocruz, Ângela Fausto; a fundadora do Instituto ZENcancer, Luciana Lobo; e a mastologista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Fabiana Tonelloto. 

E você também é nosso convidado. Envie perguntas e comentários, com antecedência ou durante o programa, através das redes sociais ou pelo WhatsApp do Canal Saúde. As respostas serão ao vivo. Não perca!  

Dicas importantes

O programa passou quinta-feira, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085, e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial

www.instagram.com/canalsaudeoficial

www.youtube.com/canalsaudeoficial

twitter.com/canalsaude

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br