Notícias

'Paralimpíada: Inclusão ou Exclusão?' é o tema do Sala de Convidados [12/09/2016]



'Paralimpíada: Inclusão ou Exclusão?' é o tema do Sala de Convidados

Terça-feira (13/9), às 11h, no Canal Saúde

Ao vivo. Participe!

___________

O Rio de Janeiro está recebendo os Jogos Paralímpicos e o evento ajuda a jogar luz sobre as questões relativas à acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência. Criados em 1960 com a ideia de reabilitar militares feridos na Segunda Guerra Mundial, as Paralimpíadas cresceram e hoje vão além, fazendo refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência como um todo.

Em um país em que as cidades ainda são muito pouco acessíveis, mesmo com o esforço para tornar os locais das competições mais adaptados, foi possível encontrar problemas de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção até mesmo na cerimônia de abertura. Além disso, a disparidade da atenção dispensada aos Jogos Paralímpicos em comparação às Olimpíadas que se observou em fatos como a pequena cobertura do evento pela TV aberta fez com que o Sala de Convidados lançasse a pergunta: Paralimpíadas: inclusão ou exclusão?

O programa, que vai ao ar ao vivo, às 11h, no Canal Saúde, vai discutir questões relacionadas à acessibilidade, visibilidade, legado dos Jogos Paralímpicos e inclusão e exclusão das pessoas com deficiência.

Os convidados são o subsecretário municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade do Rio de Janeiro, Pedro Ivo Coutinho; a coordenadora dos serviços social e de saúde da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), Adriana Mendes; e o professor da Fundação Getúlio Vargas, Marcus Quintella. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde.

Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743
Coordenação - Ana Cristina Figueira