Notícias

Pnud nomeia "campeões panda" pelos objetivos globais nesta segunda-feira [09/01/2017]



Pnud nomeia "campeões panda" pelos objetivos globais nesta segunda-feira
Vencedores de 15 países foram escolhidos através de um concurso de vídeos
_______________________________
 
 
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, anunciou os vencedores de uma busca global por cidadãos do mundo que promovam mudanças. Muitos irão, em breve, viajar à China para conhecer os primeiros animais embaixadores do Pnud: dois ursos panda em Chengdu.
 
Os 17 ganhadores, de 15 países diferentes, foram escolhidos entre centenas de pessoas que enviaram vídeos sobre seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, ODS, favorito.
 
Agenda ambiciosa
 
A agenda, que tem 17 objetivos, foi adotada por todos os Estados-membros da ONU em 2015 e busca erradicar a pobreza e combater os desafios mais urgentes do mundo até 2030.
 
Segundo o Pnud, os 17 vídeos vencedores foram escolhidos por sua originalidade, criatividade e estilo.
 
Pandas
 
Os ganhadores viajarão de várias partes do mundo para Chengdu, na China, onde participam de uma cerimônia oficial nesta segunda-feira onde serão nomeados nesta nova função.
 
Na ocasião, os novos "Campeões Panda" do Pnud para os ODSs  também conhecerão os dois filhotes que receberam seus nomes no ano passado após mais de 5 mil pessoas de 116 países entrarem numa competição para nomeá-los.
 
Começo da jornada
 
Em setembro, a embaixadora da Boa Vontade do Pnud, Michelle Yeoh, oficialmente deu a eles os nomes de Qiqi e Diandian. Juntas, estas palavras significam "o começo de uma jornada".
 
Os pandas nasceram em 2015 mesmo ano em que o mundo adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles foram nomeados embaixadores para ajudar a aumentar a conscientização sobre estes objetivos.
 
Laura Gelbert