Notícias

‘Políticas Públicas para Fitoterápicos' é o tema do Sala de Convidados Nesta terça-feira, 01/07, às 11h Ao vivo. Participe! [26/06/2014]



‘Políticas Públicas para Fitoterápicos' é o tema do Sala de Convidados
Nesta terça-feira, 01/07, às 11h
Ao vivo. Participe!
___________________________________________
 
Em todo o mundo, mesmo com a medicina moderna, grande parte da população dos países em desenvolvimento depende da medicina tradicional, com seus conhecimentos sobre plantas medicinais, como reconhece a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas a medicina moderna também pode se beneficiar de conhecimentos tradicionais e a natureza é uma gigantesca fonte de sabedoria e matéria prima, como comprovam os fitoterápicos, remédios desenvolvidos exclusivamente a partir de plantas medicinais. 
 
Em 2006, foi aprovada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, com o objetivo de ampliar as opções terapêuticas ofertadas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com garantia de acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade, na perspectiva da integralidade da atenção à saúde. A ideia da Política é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida da população e do complexo produtivo na área da saúde. 
 
O entendimento de que os medicamentos fitoterápicos representam uma grande fonte de inovação em saúde levou o Sala de Convidados a discutir, nesta terça-feira (01), ao vivo, às 11h, as políticas públicas para fitoterápicos e como está o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nesta área.
 
Os convidados são o coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos/Fiocruz, Glauco Kruse Villas Bôas, e a gerente técnica da ABIFINA, Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, Ana Claudia Dias.Não perca e participe!
 
Sobre o Sala de Convidados
É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias, O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas têm relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 
 
Participação ao vivo
O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.
 
Como assistir
Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.
 
 
Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.
 
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743
Coordenação - Ana Cristina Figueira