Notícias

Programa do INTO incentiva valores olímpicos entre crianças [25/07/2016]



Programa do INTO incentiva valores olímpicos entre crianças
Objetivo é motivar a prática dos valores comunicados pelos eventos e contribuir para a consolidação de uma cultura de saúde
______________________________________________
 
O espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos está no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO). O programa “Fortalecer”, idealizado pelo Instituto, premiou na última terça-feira (19) os vencedores da campanha “Valente Olímpico”, que teve como objetivo chamar a atenção das crianças da pediatria e dos filhos dos funcionários para os valores transmitidos durante o evento esportivo: amizade, respeito, excelência, igualdade, inspiração, determinação e coragem.
 
Para concorrer,  os pequenos participantes enviaram uma foto praticando  a atividade esportiva favorita representado o valor olímpico com que mais se identifica. “Quando a criança envia a foto ela escolhe algum desses valores. Se for amizade, ela pode enviar uma foto junto a um amigo. Queremos que as crianças tenham a oportunidade de aprofundar o entendimento desses valores e entendam que existe um legado muito maior por trás das Olimpíadas”, explica a coordenadora do programa Fortalecer, Germana Bahr.
 
Participaram da campanha os pacientes e os filhos de funcionários do INTO, com até 15 anos de idade. As crianças foram classificadas em duas categorias: pacientes infantis e filhos de funcionários. Para cada categoria, foram premiadas as três fotos mais criativas, num total de seis premiações. Os três finalistas nas duas categorias também ganharam entradas, transporte e hospedagem para assistir os jogos olímpicos e paralímpicos. A surpresa ficou para os quartos, quintos e sextos lugares nas duas categorias, que também ganharam entradas para os jogos. Para as crianças presentes na premiação foram sorteados ingressos para os jogos.
 
Convidados para o evento, atletas que são pacientes  do INTO deram relatos das próprias  experiências de superação no auditório lotado. Com apenas 19 anos, Débora Benevides, já coleciona 60 medalhas e garantiu vaga na Paralimpíada do Rio 2016 ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Paranacanoagem, em Duisburg, na Alemanha. “A determinação vem de dentro da gente. Mesmo que digam para vocês que não dá, não desistam”, incentiva Débora.
 
Marcio Miranda Nunes, de 40 anos, chegou ao INTO em 2012 para iniciar o tratamento de reabilitação após perder os membros superiores em 2011. Hoje, atleta da Federação Brasileira de Paratletismo, Marcio compete como velocista e maratonista e contou como a autoestima melhorou com a prática de esporte:  “Recomendo a prática de esporte para todos. Nunca é tarde para começar a competir, não existe isso de idade. Se minha história inspirar outras pessoas, já me sinto recompensado”. Marcio foi finalista na XIX Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em 2015.
 
O INTO, devido a expertise em cirurgias ortopédicas complexas e em reabilitação,  também será uma das unidades de apoio aos Jogos Paralímpicos, que serão realizados em setembro. “Durante os Jogos Olímpicos disponibilizaremos 20 leitos de apoio para atendimentos de traumas ortopédicos de média e alta complexidade. Nossa experiência no atendimento multidisciplinar, realizado em nossos centros de atendimento especializados, se destaca não só pela reabilitação, como também pela reintegração dos pacientes na sociedade”, comenta o diretor do INTO, João Antonio Matheus Guimarães.
 
O evento de premiação contou também com a presença da bicampeã Olímpica da seleção feminina de vôlei, Fabiana Alvim de Oliveira (Fabi) . Ela descreveu  as experiências que viveu na carreira. “Se hoje eu sou uma pessoa melhor, foi por causa do esporte. As dificuldades foram ficando pelo caminho”. Fabi falou também sobre a maior decepção que teve de superar na carreira, quando foi cortada da seleção. “As vésperas de realizar um sonho, fui cortada e isso me deixou muito triste, mas no ano seguinte voltei a treinar com mais determinação e em 2005 fui convocada para a seleção”, lembra Fabi.
 
O Instituto atende cerca de 500 crianças ao ano com problemas ortopédicos, inclusive com deficiências graves. Muitos dos pacientes se tornaram atletas, o que torna mais próxima a ligação do Instituto com os jogos.
 
Programa Fortalecer
 
O programa Fortalecer do INTO oferece informações importantes para o desenvolvimento saudável da criança, por meio de vídeos e jogos, disponibilizados no site do programa,  O público infantil, principalmente o de baixa renda, com acesso limitado à informação de qualidade, é introduzido e incentivado a criar uma “cultura de saúde”, visando contribuir na construção de um legado de hábitos saudáveis. Com esse objetivo foi criada a Campanha “Valente Olímpico”.
  
Turma do Valente
 
Toda a comunicação com as crianças é feita através de seis personagens que integram a “Turma do Valente”. São eles: Leo, Luli, Juba, Irmãos Roda-roda e Valente, um cão vira-lata. Valente, por  acreditar que é um leão, simboliza a autoestima. 
 
O personagem Valente foi escolhido para ilustrar a campanha “Valente Olímpico” por representar a amizade, o respeito, a excelência, a igualdade, a inspiração, a determinação e principalmente a coragem, ou seja:  os próprios valores olímpicos e paralímpicos.
 
Adriano Schimit