Notícias

Revista Poli debate crise e conjuntura política brasileira [08/09/2016]



Revista Poli debate crise e conjuntura política brasileira
A edição traz ainda uma grande reportagem sobre a violência que tem produzido números assustadores de assassinatos da juventude negra brasileira
_________________________________________________
 
Acaba de sair a nova edição da Revista Poli, que traz reportagens com os debates mais importantes da conjuntura atual.  A matéria de capa acompanha o ‘rastro’ da nova direita que ganhou destaque nas manifestações pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para isso, entrevista representantes de movimentos como o Vem pra Rua e o Revoltados On Line, além de partidos, como o Partido Social Cristão (PSC), responsável pelo programa de governo da Família Bolsonaro, que tem tentando ocupar espaço na disputa eleitoral. Ouvindo analistas e pesquisadores que se dedicam ao tema, a matéria mostra as relações entre a “nova” e a velha direita, e sua participação em verdadeiras redes internacionais.
 
O impeachment, que acaba de ser confirmado pelo Senado, aparece ainda de outras duas formas nesta edição. Uma matéria mostra as motivações de parte da categoria médica organizada que apoiou o impedimento da presidente e as formas como isso se deu. Já na entrevista, o cientista político José Roberto Lopes Pinto analisa o cenário em que acontecem as eleições municipais deste ano, num contexto de crise, agravada pelo impeachment, e descrédito na política.
 
A Operação Lava Jato, que é parte importante da desconfiança que atinge a maior parte das siglas eleitorais do país, aparece na matéria que tenta explicar jornalisticamente o que é, o que faz e quais são os principais dilemas do Ministério Público no Brasil. Trata-se de uma seção nova, inaugurada nesta edição que – também com um novo projeto gráfico – marca os oito anos de existência da revista.
 
A edição traz ainda uma grande reportagem sobre a violência que tem produzido números assustadores de assassinatos da juventude negra brasileira, com destaque para a situação dos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, onde também têm se organizado importantes movimentos de resistência. Notas gerais e outra nova seção chamada Radar dos técnicos, que traz pequenos informes específicos sobre educação profissional e trabalhadores técnicos, completam a pauta, junto com o Almanaque, que faz uma homenagem aos 30 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, comemorados agora, em 2016.
 
A Poli é uma revista editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), unidade técnico-científica da Fiocruz. Através do Portal EPSJV, é possível acessar, na íntegra, todas as edições e ainda assinar gratuitamente a revista impressa.