Notícias

Sala de Convidados debate Saúde e Alimentação na próxima terça-feira (27) Ao vivo. Participe! [22/01/2015]



Sala de Convidados debate Saúde e Alimentação na próxima terça-feira (27)

Ao vivo. Participe!

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o IBGE, apontou que mais de 57 milhões de brasileiros têm pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) associada a, entre outros fatores de risco, uma má alimentação, que pode levar a problemas como altos índices de colesterol e obesidade. Por isso, o Sala de Convidados debate os dados relacionados à alimentação da Pesquisa Nacional de Saúde, na edição 'Pesquisa Nacional de Saúde e Alimentação', na próxima terça-feira (27), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

A PNS apontou dados preocupantes no tocante ao consumo de gordura, doces e álcool, alimentos relacionados a problemas como diabetes e doenças cardiovasculares. Segundo a pesquisa, 23% da população consome refrigerantes ou sucos artificiais cinco vezes ou mais na semana e 37,2% come carne ou frango com excesso de gordura. Por outro lado, a PNS mostrou que um percentual de 37,3% dos brasileiros também cultiva hábitos saudáveis como o consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças.

Para incentivar os hábitos saudáveis e esclarecer a população sobre o que não faz bem à saúde, o Ministério da Saúde lançou o "Guia Alimentar para a População Brasileira", disponível no site da pasta, que apresenta cuidados como ter uma alimentação baseada em alimentos frescos e pouco processados e evitar produtos ultraprocessados como macarrão instantâneo e refrigerantes.

Os convidados são Deborah Carvalho Malta, diretora de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde e responsável pela PNS do MS; Maria Lúcia Vieira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), gerente da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS); Celia Landman, do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (ICICT - /Fiocruz) e coordenadora da Pesquisa Nacional de Saúde; e Ana Paula Bortoletto Martins, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), núcleo de pesquisas responsável pela elaboração do conteúdo técnico do Guia Alimentar para a População Brasileira.

O Sala de Convidados vai discutir como os hábitos do brasileiro à mesa vêm mudando com a melhoria das condições sociais e os impactos que isso tem para a saúde, além de debater a promoção da saúde por meio da alimentação com base nos dados revelados pela PNS. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Televisão: parabólica digital (freqüência 3690) ou TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde. Os conselheiros de saúde em todo o Brasil podem assistir pela Oi TV, canal 910.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude 

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti

gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743

Coordenação - Ana Cristina Figueira