Notícias

Sala de Convidados discute a Cultura do Estupro Terça-feira (11/10), às 11h, no Canal Saúde Ao vivo. Participe! [10/10/2016]



Sala de Convidados discute a Cultura do Estupro

Terça-feira (11/10), às 11h, no Canal Saúde

Ao vivo. Participe!

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrou que um terço dos brasileiros, inclusive mulheres, culpa a vítima pelo estupro. A pesquisa revelou que, em média, uma em cada três pessoas no país concorda com frases como "mulheres que se dão ao respeito não são estupradas" e "mulher que usa roupa provocativa não pode reclamar se for estuprada".

Pesquisas como essa reforçam ainda mais a tese de que vivemos uma Cultura do Estupro, que tende a jogar a culpa na vítima mulher e absolver o agressor. Para tentar entender os porquês desse tipo de pensamento e como mudar esse tipo de visão, o Sala de Convidados discute a Cultura do Estupro, nesta terça-feira (11), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde.

As convidadas são a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, o Nudem da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Arlanza Rebello; a coordenadora da iniciativa O Valente não é Violento, da ONU Mulheres, Amanda Lemos; e a professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Paula Land. Não perca e participe!

Sobre o Sala de Convidados

É um debate, ao vivo, apresentado por Renato Farias. O programa, que vai ao ar às terças-feiras, das 11h às 12h, trata de temas com relevância factual e que estejam relacionados às políticas públicas na área da saúde. 

Participação ao vivo

O Sala de Convidados é um programa idealizado para a participação do espectador. Perguntas e comentários podem ser enviados a qualquer momento durante o programa. Utilize o chat no site do Canal Saúde ou ligue, gratuitamente, para 0800 701 8122.  Se preferir, antecipe suas perguntas através do e-mail canal@fiocruz.br ou pela fan page do Canal Saúde (facebook/canalsaudeoficial) em Fale com a Gente.

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690); e nas TVs parceiras de veiculação. Consulte a página Como Assistir no site do Canal Saúde.  Os conselheiros de saúde nos municípios brasileiros podem  assistir pela  Oi TV, canal 910.

Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.

Saiba mais: www.canalsaude.fiocruz.br
Curta: http://www.facebook.com/canalsaudeoficial
Siga: https://twitter.com/canalsaude 

Acesse o site www.canalsaude.fiocruz.br, acompanhe a programação completa da TV e assista também aos vídeos em nosso acervo. Faça a sua busca e programe-se para assistir quando quiser.

Mais informações:

Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz

Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti

gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743

Coordenação - Ana Cristina Figueira