Notícias

Sala de Convidados discute Inclusão e Diversidade. Quinta-feira (30/01), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde [28/01/2020]



A Lei 8.213 foi sancionada em julho de 1991 com o objetivo de estimular a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A Lei de Benefícios da Previdência Social, mais conhecida como Lei de Cotas, estabelece metas do percentual a ser preenchido por pessoas com deficiência nas empresas. O texto estabelece que companhias com cem ou mais funcionários destinem entre 2% e 5% das vagas a essas pessoas.

No ano passado, a Lei 8.213 completou 28 anos e, se é possível dizer que ela aumentou a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, também é possível constatar que essa participação ainda é pequena. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 45,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência e menos de 1% desse total, cerca de 403 mil, estão inseridos no mercado de trabalho. Entre os problemas, estão empresas que descumprem o percentual de contratação exigido na lei. 

O Sala de Convidados desta semana vai discutir o que efetivamente mudou no tempo de vigência da Lei 8.213/91; avaliar o que pode ser feito para incluir com mais efetividade as pessoas com deficiência e falar sobre os benefícios da diversidade para as empresas e para a sociedade como um todo na edição Inclusão e Diversidade.

As convidadas para falar sobre o tema são a advogada e consultora empresarial para empregabilidade de pessoas com deficiência Joana Querete; a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e membro da Comissão de Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ, Magda Hruza Alqueres; a analista de recursos humanos Diane Wegbrayt; e a arquiteta, membro do Conselho Municipal de Pessoas com deficiência do RJ - COMDEF RJ, coordenadora do Núcleo Pró-acesso da UFRJ e coordenadora da Comissão de Acessibilidade do CAU RJ, Regina Cohen.  

O programa vai ao ar nesta quinta-feira (30), ao vivo, às 11h, no Canal Saúde. Não perca e participe!

Dicas importantes

O programa mudou para às quintas-feiras, mas continua ao vivo no mesmo horário, das 11h às 12h. Outra mudança importante é para quem assiste por meio de antena parabólica. O Canal Saúde está em nova frequência, 4085 e com novo symbol rate, 4400. É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br

Como assistir

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 62.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique em Assista Agora na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

www.canalsaude.fiocruz.br  facebook.com/canalsaudeoficial   twitter.com/canalsaude   instagram.com/canalsaudeoficial

Mais informações: canal@fiocruz.br / gabrielcfonseca@gmail.com /  21 3194-7709/7707/7727