Notícias

Sala de Convidados discute o luto nas redes sociais Terça-feira (13/12), às 11h, no Canal Saúde Ao vivo. Participe! [12/12/2016]



Sala de Convidados discute o luto nas redes sociais
Terça-feira (13/12), às 11h, no Canal Saúde
 
Ao vivo. Participe!
________________________________________
 
As redes sociais estão mudando a maneira das pessoas se relacionarem no mundo. E assim como vem acontecendo no campo dos relacionamentos amorosos, das amizades e das relações familiares, as redes também estão modificando a forma com que as pessoas se relacionam com a morte e com o luto. 
 
Das páginas dos perfis de pessoas que falecem e se transformam em verdadeiros memoriais em que amigos e parentes deixam mensagens não só à família, mas ao próprio morto às grandes demonstrações de luto coletivo em tragédias como a que ocorreu com o avião que levava a delegação da Chapecoense e jornalistas na Colômbia, o luto nas redes sociais é um fenômeno dos nossos dias e vem sendo pesquisado em campos como o da Psicologia e da Sociologia. Como essas plataformas criaram um novo espaço público para as manifestações de pesar e estão mudando a maneira de muitos de lidar com a morte?
 
Essa e outras questões sobre o tema estarão em pauta no Sala de Convidados sobre o luto nas redes sociais, que vai ao ar, ao vivo, às 11h, nesta terça-feira (13/12), no Canal Saúde. 
 
As convidadas são a psicóloga, doutora em Psicologia Clínica de Casal e Família pela PUC Rio, Sandra Rodrigues de Oliveira, a doutora em psicologia Mariana Matos e a professora de História da UNIRIO e editora-chefe da Revista M. estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, da UNIRIO, Claudia Rodrigues.  Não perca e participe!
 
Sobre o Sala de Convidados
 
Programa ao vivo, apresentado por Renato Farias, inédito toda terça-feira, das 11h às 12h. A maior parte dos temas é factual, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas através do número 0800 701 81 22, pela fan page do Canal Saúde, pelo e-mail canal@fiocruz.br e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV. 
 
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 3.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital; em todo o Brasil por antena parabólica digital (freqüência 3690). Internet: acesse www.canalsaude.fiocruz.br e clique na WEB TV, na página principal.
 
 
 
Mais informações:
Canal Saúde/Fundação Oswaldo Cruz 
Assessoria de Comunicação – Gabriel Cavalcanti
gabrielcfonseca@gmail.com - 55 21 3194-7743