Notícias

Saúde integral das mulheres vivendo com HIV/aids é pauta de encontro [21/01/2016]



Saúde integral das mulheres vivendo com HIV/aids é pauta de encontro
O evento foi promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do MS
_____________________________________
 
Saúde, vulnerabilidade, identidade, equidade, acolhimento, pobreza, preconceito, prevenção, comunicação, vitimização, sexismo, machismo, racismo, estigma e discriminação: esses e um grande leque de outros temas correlatos serão abordados ao longo dos dois dias da oficina “Saúde Integral das Mulheres Jovens e Adultas Vivendo com HIV/Aids”, realizada em Brasília nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20).
 
O evento foi promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV) do Ministério da Saúde, em estreita parceria com os departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP) e de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) e com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).
 
Participaram do encontro representantes do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP), da Marcha das Margaridas, da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids e de movimentos sociais de profissionais do sexo, de mulheres trans, lésbicas e bissexuais, de mulheres do campo, águas e floresta, de mulheres indígenas e quilombolas, de mulheres do movimento negro ou em situação de rua ou que usam drogas, entre outros.
 
“Este foi o primeiro evento de 2016 e foi uma ótima forma de começar o ano: discutindo com vários segmentos da sociedade civil quais os próximos passos a serem dados para garantir avanços à saúde integral das mulheres vivendo com HIV/aids”, disse o diretor do DDAHV, Fábio Mesquita, ao abrir a oficina. “Esperamos sair daqui com uma pauta pragmática e produtiva de ações inovadoras”, afirmou o diretor.