Notícias

Sequência de painéis sobre o papel das comunidades na luta contra a aids encerra PCB do Unaids, em Genebra [04/07/2016]



Sequência de painéis sobre o papel das comunidades na luta contra a aids encerra PCB do Unaids, em Genebra
No último dia da 38ª Junta de Coordenação do Programa Unaids, diretora do DDAHV apresentou a estratégia brasileira “Viva Melhor Sabendo”
___________________________________________________
 
Com uma intervenção da delegação brasileira, a sequência de painéis sobre a temática “O papel das comunidades no fim da aids até 2030” encerrou nesta quinta-feira (30) a 38ª Junta de Coordenação do Programa Unaids (ou UNAIDS Programme Coordinating Board/PCB) iniciada na última terça-feira (28/06) em Genebra, na Suíça.
Na intervenção, a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Adele Benzaken, pediu a palavra em nome do Brasil para compartilhar com os presentes o sucesso da iniciativa “Viva Melhor Sabendo” – uma estratégia exclusiva da resposta brasileira à epidemia que, focada nas populações-chave nacionais (gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, pessoas trans, privadas de liberdade e que usam drogas), vem envolvendo mais de 50 organizações não governamentais ao longo dos últimos dois anos. Por meio do “Viva Melhor Sabendo”, essas ONGs brasileiras puderam oferecer testes rápidos de fluido oral – pela primeira vez –, aconselhamento, distribuição de insumos para prevenção, encaminhamento à Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e monitoramento da subsequente vinculação do paciente aos serviços de saúde.
 
“Por meio dessa iniciativa, o teste rápido de HIV foi oferecido às populações-chave em suas próprias comunidades, por seus pares, para alcançá-las em seus próprios ambientes, em horários alternativos e fora dos serviços de saúde tradicionais”, explicou a diretora – acrescentando que, até agora, aproximadamente 60 mil participantes já foram testados pela iniciativa. Adele Benzaken ressaltou que, entre as pessoas testadas, “cerca de 50% nunca haviam antes feito o teste de HIV, e a prevalência entre elas foi bastante alta”. Segundo a diretora, a estratégia resultou também no empoderamento das ONG – que, pela primeira vez no Brasil, puderam oferecer o teste rápido de fluido oral. “Desta forma, as organizações trabalharam com o governo sem comprometer a sua independência”, reiterou Adele.
 
Junta de Coordenação do Programa (PCB) 
 
 A Junta de Coordenação do Programa Unaids atua como corpo governante sobre todas as questões programáticas relativas à política, estratégia, finanças, acompanhamento e avaliação do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids. Além disso, conta com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, das agências copatrocinadoras e cinco representantes de organizações não governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.