Notícias

UPE e Huoc lançam programa para tratar da obesidade na adolescência [15/01/2013]



 

UPE e Huoc lançam programa para tratar da obesidade na adolescência
Hospital e Universidade farão acompanhamento físico e clínico durante seis meses
_________________________________________________________________
 
Do G1 Pernambuco
 
A Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade de Pernambuco (UPE) e a unidade de pesquisa clínica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) abrem inscrições para o programa de Intervenção Multidisciplinar para Tratamento da Obesidade em adolescentes. Serão ofertadas 120 vagas para jovens entre 12 e 17 anos, pesando até 120 quilos,dispostos a realizar um acompanhamento gratuito pelo período de seis meses.

Um dos pré-requisitos para realizar a inscrição no programa é não apresentar nenhuma restrição médica para a prática regular de exercícios. “A adolescência é uma faixa etária que ainda não está tão comprometida. Grande parte dos adolescentes não está em um nível tão avançado de obesidade. O pré-requisito não vai restringir a abrangência”, observa o educador físico Thiago Tenorio, ligado ao programa.
 
É a quarta vez que a parceria entre a UPE e o Huoc realiza este programa, que nasceu de um projeto de pesquisa. Durante o programa, os adolescentes selecionados vão realizar a prática de exercícios físicos três vezes por semana, ter acompanhamento individual de um educador físicio, acompanhamento psicológico em grupo e consulta com nutricionista uma vez por semana, além de acompanhamento clínico com um endocrinologista uma vez por mês. 
 
Segundo Tenório, a perda de peso não é o principal objetivo do programa e os adolescentes serão lembrados disso o tempo inteiro. “Eles vêm aqui procurando perda de peso. Uns querem emagrecer 20, 30 quilos. A gente sabe que não é possível essa perda de peso tão drástica em tão pouco tempo. A gente procura colocar na cabeça dos adolescentes que a perda de peso vem como consequência. É um brinde”, avisa. De acordo com o professor, o programa busca principalmente uma melhor qualidade de vida para os jovens, com a regularização do nível de glicose, normalização da pressão e dos níveis de gordura.
 
 
Mais informações:
Laboratório de Hemodinâmica e Metabolismo do Exercício, na Escola Superior de Educação Física (Esef) da UPE.  Rua Arnóbio Marques, 310, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.Agenda de visita para inscrições pelos telefones (81) 3183-3379 e (81) 9657-6426, até o dia 31 de janeiro. 
 
* O Jornal da Saúde é exibido todos os dias, às 13h. Reprise às 16h30 e às 18h30. Veja vídeos de nossas edições anteriores. Siga o Canal Saúde no Twitter e curta a nossa página no Facebook.