Apresentação

Seja bem-vindo (a). Este é um espaço onde estão reunidos textos, materiais de divulgação e fotos do Canal Saúde. Criamos a página para facilitar o acesso a informações que possam contribuir para matérias, trabalhos e pesquisas disponíveis para livre utilização, desde que sejam creditadas e não haja vínculo comercial.

Aqui ainda estão indicadas fontes para falar sobre o Canal Saúde, Comunicação e Saúde e Saúde Pública. Os apresentadores e gestores do canal de TV são profissionais que lidam diariamente com esses temas e têm o aprofundamento necessário, exigido pela produção de conteúdo de um jornalismo especializado.

Nesta mesma página, é possível encontrar os releases do Canal Saúde com as últimas notícias e, ainda, enviar releases para pautar a produção da TV. Os textos próprios podem ser compartilhados com todas as mídias sociais.

Esperamos que esta organização seja útil a você. O que produzimos é para o alcance de todos. Afinal, somos um canal público!

Materiais de Divulgação

Releases

Canal Saúde estreia nova programação e aumenta aposta na transversalidade [ 12/05/2022]

O slogan do Canal Saúde “Construindo Cidadania” existe há quase 30 anos. E não é à toa. Já no seu início, em 1994, a proposta era levar informação à população oferecendo uma programação com diversidade de temas, que demonstrassem o caráter intersetorial da saúde. Dessa forma, e mantendo sua missão, o Canal Saúde estreia nova programação em maio com uma grade que amplia a inclusão de temas transversais, ou seja, temas que atravessam várias questões do cotidiano. 

Mulheres, mulheres negras, juventude negra, idosos, crianças, meio ambiente são algumas das temáticas que podem ser encontradas em programas, como Mulhere-se, Fale Preta, Juventude Negra, Sou 60, CurtaAgroecologia, entre outros. Um dos destaques deste ano é o espaço exclusivo na grade para produções sobre as populações indígenas. O Tecendo Saberes, programa que valoriza e divulga as culturas tradicionais brasileiras, é uma das estreias do Canal Saúde que traz a particularidade da vida e dos costumes dos povos indígenas no Brasil. 

Segundo a responsável pelas parcerias de veiculação do Canal Saúde, a jornalista Marcia Fixel, planejar a programação do Canal Saúde é um exercício constante para torná-la mais inclusiva, abarcando regionalidade e representatividade em seu conteúdo, cumprindo com um dos propósitos de um canal público. 

A lógica da grade do Canal Saúde é pensada para oferecer uma experiência mais organizada ao espectador. Os programas são agrupados dentro de uma mesma faixa de horário, de acordo com os assuntos. Quem assiste ao Canal Saúde tem a oportunidade de encontrar os temas de maior interesse em sequência ao longo da semana, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Além de organizar os conteúdos e facilitar a forma de assistir, essa lógica cria dinâmica na programação e atende a uma diversidade de público.

Nesse sentido, o fim de semana reserva uma faixa exclusiva ao público infanto-juvenil, com estreia da websérie Confissões de uma Bactéria, uma iniciativa do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Abastecimento, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A faixa mantém também a animação Dango Balango, da Rede Minas, e dedica um espaço às produções da MultiRio.  

Outros temas agrupados em faixas que podem ser encontrados na programação: Rural; Educação; Ciência e Tecnologia; Informação e Saúde; Políticas Públicas; Cidadania; Arte e Cultura; Filmes e Documentários; e Acessibilidade, com programas da TV Ines legendados e uma janela com intérprete de Libras.

E o Canal Saúde reserva um horário apenas com produções próprias. São 10 programas, entre eles, duas coproduções. Este mês, destacam-se as temporadas inéditas do Ligado em Saúde, Ciência e Letras e Tocando a Real.

A transversalidade e diversidade na grade do Canal Saúde não seriam possíveis sem as parcerias crescentes firmadas ano a ano. Para 2022, cinco novas parcerias entraram na grade renovada: Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); TVE Bahia; OPAS; IOC/Fiocruz; e Nações Unidas no Brasil. Esta última traz a inovação dos documentários estrangeiros legendados, retratando assuntos globais que perpassam o conceito ampliado de saúde.

Na atual revisão de grade destacam-se também programas novos de parcerias vigentes. As estreias do Expresso do Futuro e Futura Profissão, do Futura e do Fala, Cientista!, da TVU RN. Vale destacar que o Canal Saúde está aberto a novos parceiros como meta contínua para o enriquecimento de sua programação. 

Como Assistir

O Canal Saúde é um canal público de televisão, com veiculação própria por sinal terrestre e satélite. Em rede aberta (sinal terrestre), ele é exibido na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital. No Rio de Janeiro e em Brasília, o canal é 2.4 e em São Paulo, 1.4. Vale destacar que o Canal Saúde também é acessível em celulares com TV. Por satélite, é possível assisti-lo em todo o Brasil por antena parabólica com receptor digital ou híbrido (frequência 4085). Para saber como sintonizar o Canal Saúde no receptor de antena parabólica basta acessar www.canalsaude.fiocruz.br/canal/comoAssistir.

Além da TV, o Canal Saúde tem transmissão simultânea pela WebTV, na página principal do seu site www.canalsaude.fiocruz.br (Assista Agora). No site é possível também assistir conteúdos sob demanda e baixá-los quando quiser. 

O aplicativo do Canal Saúde é outra opção de assistir em tempo real à programação. Ele pode ser baixado em um dispositivo móvel com sistema Android e, em breve, com IOS também. 

Programas produzidos pelo Canal Saúde:

Sala de Convidados

Em Pauta na Saúde

Boletim Ciência

Bate Papo na Saúde

Ligado em Saúde

Ciência e Letras

Tocando a Real

Documentários

Coproduções: 

Comunidade em Cena

CurtaAgroecologia

Mais informações: (21) 99701-8122 (WhatsApp); canal@fiocruz.br

www.canalsaude.fiocruz.br 

www.facebook.com/canalsaudeoficial/

www.instagram.com/canalsaudeoficial/

www.youtube.com/user/CanalSaudeOficial

twitter.com/canalsaude

Apresentadores

Ellen Paes

Jornalista, pós-graduada em telejornalismo, diretora e roteirista de audiovisual. Já atuou como repórter nas mais diversas áreas do jornalismo, de rádio à internet, passando por jornal impresso e televisão. Foi repórter da afiliada do SBT em Natal/RN e hoje atua como apresentadora e roteirista no Canal Saúde. Em 2018, estreou no YouTube como uma das apresentadoras do web programa “Querendo Assunto”, canal de variedades protagonizado por mulheres negras.

Renato Farias

Sanitarista, pós-graduado em Laços Brasil e África e em Preparação Corporal nas Artes Cênicas. É ator e diretor da Companhia de Teatro Íntimo e apresentador dos programas Bate Papo na Saúde e Ciência e Letras, além de mestre de cerimônias em eventos do Canal Saúde, onde entrou em 1995. Desde então, atuou como produtor, diretor de externas, locutor e coordenador de projetos, além de ter ancorado os programas “Canal Saúde” e “Sala de Convidados”.

Yasmine Saboya

Jornalista e pós-graduada em História, integra a equipe do Canal Saúde desde 2008. Está à frente do programa, semanal e ao vivo, Sala de convidados, mas também é possível assisti-la em programas, como Em Família e Canal Saúde na Estrada, que fazem parte do acervo no site do Canal Saúde. Fez reportagens sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados brasileiros e cobriu as conferências de saúde, eventos de grande importância para o setor.

Marcela Morato

Jornalista, pós-graduada em Comunicação e Saúde. Iniciou sua trajetória no Canal Saúde em 2004, com viagens que lhe possibilitaram conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) por todo o Brasil. Ainda como repórter, passou pelos principais programas da grade do Canal, tendo em seu currículo um grande volume de entrevistas com autoridades da saúde, pesquisadores de renome, especialistas e usuários do SUS, além de coberturas de eventos importantes para o setor, como as Conferências Nacionais de Saúde. Desde 2011, apresenta o “Ligado em Saúde”, programa semanal de entrevistas.

Neide Diniz

Jornalista, pós-graduada em Relações Internacionais, roteirista, mestre de cerimônias e produtora de audiovisual e eventos. Iniciou a carreira em assessoria de imprensa, depois seguiu para jornal impresso, revista e trabalhou como repórter na TV Câmara de Duque de Caxias, TV Brasil e SBT Rio. Foi apresentadora do Cutne na TV, da websérie Poderosas que transformam e do Papo Carioca, da Prefeitura do Rio. Entre apresentação e roteiro foram sete anos à frente da VIDEOSAÚDE. Outro destaque é o roteiro e apresentação do Re-Conhecer, programa dedicado à herança africana. Em 2019, começou como repórter do Canal Saúde, no ano seguinte assumiu a apresentação do Boletim Corona e, atualmente, do Boletim Ciência.

Bárbara Pereira

Jornalista, mestre em Educação e doutora em Memória Social. Ingressou no Canal Saúde em 2020 como repórter do programa Em Pauta na Saúde. Com trajetória de mais de 20 anos no jornalismo, tem passagens por veículos como TV Escola, Ediouro e Sistema Globo de Rádio. É especializada em temas como Educação, Ciência e Políticas Públicas.

Raphael Uchôa

Formado em teatro e publicidade trabalhou em diversas produtoras como Giros, Cine Group, MidiaLab, Carioca Filmes, GayaFilmes e Porta Dos Fundos como produtor, coordenador e diretor de produção. Também atuou como Assistente de Direção / Diretor em projetos como Latitude e Longitude, Paraiso em Chamas, Alto Leblon 1a Temporada, O Tempo e a Música Noel Rosa, Filosofia e Música. Iniciou a sua parceria com a Plano Geral em 2015 nas funções de diretor de produção e gestor de projetos e desde 2019 responde pela empresa como produtor executivo, atendimento e gestor de projetos sendo responsável pelo Canal Saúde, canal do SUS, se envolvendo em todas as etapas e processos de produção desde a comunicação inicial com o cliente até entrega final do projeto. Além do Canal Saúde trouxe novos parceiros como o Museu do Amanhã, o instituto INI, e a CI-Brasil, Vale, Casa 7 Pesquisas, ASAS e Cavalcante e Ramos, Carreira Bistrô empresas para as quais realizaram campanhas de vídeos institucionais, vídeos para as redes sociais e vídeos publicitários.

Gestores

Márcia Correa e Castro - coordenação

Jornalista, com mestrado e doutorado em educação pela PUC-Rio. Atua no Canal Saúde desde 1996, assumindo sua coordenação em 2002. Foi professora do Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, responsável pelas disciplinas de telejornalismo e jornalismo comunitário. Fundou, em 1992, a Bem TV - Educação e Comunicação, organização da sociedade civil que utiliza a comunicação como metodologia em processos educativos voltados a jovens de classe popular, e colaborou na fundação do Canal Comunitário do Rio de Janeiro, em 1995. Na I Conferência Nacional de Comunicação, representou o poder público como delegada eleita.

Arlindo Fábio Gómez de Sousa - coordenação

Sociólogo e professor de saúde pública, idealizou e fundou o Canal Saúde. Atuou como diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), foi vice-presidente de ensino da Fundação Oswaldo Cruz e também chefe de gabinete da presidência dessa instituição. Nos anos 1990, presidiu a Associação de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), assumindo sua representação no Conselho Nacional de Saúde. Nas conferências nacionais de saúde, participou da comissão organizadora da VIII conferência, a mais emblemática de todas elas para a Saúde Pública, e foi relator da IX edição do evento.

Coordenação de Comunicação Social – Canal Saúde

(21) 3194-7709/ 3194-7727

ascom.canal@fiocruz.br

canal@fiocruz.br

(21)99701 8122