05/01/2007 :: Elas não trabalham, mas representam importante fatia do mercado. Criança e consumo no Canal Saúde Por que as crianças estão consumistas ao extremo, se elas ao menos produzem renda? O Canal Saúde pergunta por que os pequeninos atingiram um poder de compra tão importante para o mercado, que não deixa por menos e bombardeia as crianças com apelos publicitários. Em algumas camadas sociais, elas chegam a influenciar no resultado das compras de supermercado. O programa vai ao ar sábado (06), às 9 horas, na TVE-RJ. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar no dia 09, às 12h05. Para conversar sobre a “geração consumo” com o apresentador Renato Farias: o publicitário, membro do Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária, Lula Vieira; a psicóloga e psicanalista, Gisela Paraná Sanches; o orientador pedagógico do Colégio Fundação Bradesco, no Rio Grande do Sul, Rodrigo de Carvalho; e a coordenadora de conteúdo e desenvolvimento de projetos do Canal Futura, Débora Garcia.

»»

24/11/2006 :: Viver e vencer com a Aids. Canal Saúde mostra como o vírus obrigou a mudança de comportamento social O Canal Saúde debate a Aids na semana em que o governo federal lança a campanha brasileira do Dia Mundial de Luta contra a Aids (1º/12) mudando a estratégia ao ter pela primeira vez como protagonistas pessoas comuns que vivem com HIV. Amanhã, sábado (25), às 9h, na TVE-RJ, o Canal Saúde levanta algumas questões como: de que forma os medicamentos de controle da doença influenciaram no dia-a-dia dos portadores do vírus? É possível falar hoje em melhor qualidade de vida do soropositivo? A população está bem informada sobre as formas de transmissão? Por que o antigo conceito de “grupo de risco” foi substituído pelo de “comportamento de risco”? Assista pela parabólica e na internet, terça-feira (28), às 12h05.

»»


13/11/2006 :: Publicações Científicas no Brasil (Arquivo para download)

»»

01/11/2006 :: Saiba como a biossegurança pode influenciar na sua vida. Canal Saúde, na TV ou na WEB O Canal Saúde do próximo sábado (04), às 9h, na TVE-RJ, debate a Biossegurança. Da produção de alimentos a de medicamentos, ela detecta e minimiza riscos que podem ser causados pelo desenvolvimento de diferentes tecnologias. Atualmente, o grande desafio está em manter o equilíbrio entre o avanço tecnológico e a preservação da segurança. Descubra quais são as reais polêmicas referentes aos transgênicos e às células-tronco e entenda a diferença entre biotecnologia e biossegurança. Veja como a biossegurança é aplicada na prática pela Fiocruz, uma das instituições pioneiras no assunto. Pela parabólica e na internet, o programa vai ao ar terça-feira (07), às 12h05.

»»


01/11/2006 :: Novos vídeos da Jornada da Economia da Saúde. Agora em windows media player. Confira aqui.

»»

30/10/2006 :: Por problemas técnicos, excepcionalmente hoje não haverá transmissão.

»»


27/10/2006 :: Canal Saúde: o mito do conceito de raça, a sua relação com a ciência e o seu papel social ao longo da história A ciência já mostrou que o conceito de raça para a espécie humana não faz mais sentido. Mas nas ruas, quando questionada, a população ainda tenta explicar a que raça pertence. O Canal Saúde de sábado, 28, às 9h, na TVE-RJ, debate Raça, Ciência e Sociedade. E se fossemos realmente diferentes, onde estaria o problema? O conceito serviu para legitimar o poder e seu discurso hegemônico? Quais os caminhos para uma relação social menos desigual? As políticas públicas afirmativas podem colaborar para reduzir injustiças sociais? E na saúde, existe relação entre o perfil epidemiológico e a cor da pele? Você também pode assistir pela parabólica e na internet, terça-feira (31), às 12h05.

»»

26/10/2006 :: Estão abertas as inscrições para a 3ª Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente, promovida pela Fundação Fiocruz e pela Abrasco. CONFIRA O LINK.

»»